segunda-feira, 2 de maio de 2011

História e mistério


Boa noite, meus caros leitores!
Vocês já estiveram ou mesmo ouviram falar sobre o Parque Nacional da Serra da Capivara no Piauí?

Confesso envergonhada que desconhecia completamente este local tão significativo e interessante para nós, brasileiros.

Pois é, é uma reserva, reconhecida pela Unesco como Patrimônio Cultural da Humanidade, abriga a maior concentração de sítios arqueológicos de todo o continente americano, com direito a fósseis e múmias de crianças indígenas sep
ultadas há milhares de anos.
É uma viagem rumo à pré-história , com arte rupestre, paredões verticais e cânions.

Monumentos naturais, como a Pedra Furada, fazem da serra um museu a céu aberto, com uma paisagem exuberante, apesar de estar situada em pleno semiárido brasileiro.

As pinturas rupestres não são as únicas manifestações artísticas que resistiram ao tempo na Serra da Capivara. Os povos pré-históricos eram excelentes ceramistas.

O legado dos índios se modernizou na comunidade, e hoje, é possível comprar cerâmica de boa qualidade a preço acessível .

Em 2008, a Cerâmica Serra da Capivara ganhou o prêmio de melhor projeto de sustentabilidade do país, com responsabilidade ecológica e social, a extração da argila usada na fabricação das peças, procura causar o menor impacto na natureza.
Atualmente, as peças são produzidas em larga escala e exportadas para a Itália, Portugal e Espanha.

A cidade mais próxima da Serra é São Raimundo Nonato, que abriga o moderníssimo Museu do Homem Americano.
Quem não se anima a se aventurar pelas dezenas de trilhas do parque, o museu oferece um tour virtual, e até mesmo uma escavação digital.

Bacana, não, meus caros, quem se aventura a pegar a estrada e se encantar com este local misterioso e encantador?!

49 Comentários:

Unknown disse...

Que passeio legal!
Tb não conhecia a Serra da Capivara! Brasil e seus mistérios!
Lindas cerâmicas!
Bjos e obrigada por compartilhar estas informações conosco!

ELIANA-Coisas Boas da Vida disse...

ADORARIA CONHECER ESSE LUGAR MARAVILHOSO E CHEIO DE MISTÉRIOS DO PASSADO LINDO MESMO!
OBRIGADO POR NOS MOSTRAR E CHAMAR NOSSA ATENÇÃO PARA COISAS TÃO BACANAS!
FICA A SUGESTÃO PARA AS FÉRIAS!
BEIJO

chica disse...

Não conhecia e adorei ver aqui.Imagino ao vivo...

Há tanto pra ver e descobrir,não é?

Lindo e interessante teu post!

beijos, uma semana linda,chica

Maria Lúcia - Asas da Imaginação disse...

Oi Cissa! Que lugar lindo!
Eu não conheço.
Belo post, amiga!
Beijocas e obrigada pelo carinho de sempre.

Renata disse...

Oi Maria Célia!
Que lugar mais lindo!
Eu também não conhecia. Esse nosso Brasil é mesmo enorme e temos muuuuito ainda para aprender!
Adorei o post!
Beijos, Renata
palpitandoemtudo

Rosiane Teixeira disse...

Não desconhecia esse lugar, mas também não procurava informações sobre ele.Achei lindo e bastante interessante.
Um beijão querida
http://www.rosianeteixeira.blogspot.com/

Ana Lange disse...

Queria muito conhecer um dia. Adoro essas coisas. Quando eu era criança queria ser paleontóloga kkkk

welze disse...

A arte rupestre e a Pedra Furada são visões maravilhosas. As fotos estão lindíssimas. parabéns. beijos

Anônimo disse...

Belas imagens em uma postagem oportuna que mistura história, arte, meio ambiente.

Parabéns, M. Célia, por seu espaço múltiplo e interessante.

Grande abraço.

Mundo da Lili disse...

Nossa que post fera!! Amei...

Valéria disse...

Oi Maria Célia!
Já conhecia de nome, mas nunca procurei mais informações. Muito oportuno e informativo seu post!
Ssim ficamos conhecendo mais um lugar fantástico e rico de história no nosso Brasil. Lindas fotos! Beijão

De Mattos disse...

Não me lembrei do nome, mas reconheci as pinturas, que já hava visto na tv.
Infelizmente, no Brasil não sabemos valorizar as preciosidades que temos pq isso não é divulgado. O turismo, principalmente o cultural, ainda está engatinhando e temos muito o que aprender com outros países, onde as esculturas e monumentos históricos são tratados com respeito e cuidado.
Bj pra vc!

Mari Sabel disse...

Que lugar incrível né?!!!
rumo ao passado.

bjkss

Ana Maria Braga disse...

Esse nosso Pais é tão grande e tão cheio de lugares para a gente conhecer, que é impossivel conhecer tudo.
Muito legal suas fotos nos mostrando a Serra da Capivara.
Uma ótima 4a feira para vc. Bjs

No Maria Baphônira tem... disse...

amada que lugar mais lindo. eu já tinha visto falar em reportagens.... fotos belissimas
Amada desculpa o sumiço, estou com alguns problemas e estou até pensando em desistir do blog. Mas por enquanto vou "tocando a vida". Amanhã quarta dia 04-05 tem post da arrumação do feriado. Te espero lá.
Besos, besos.
http://vivi-aninha.blogspot.com

Inventiva disse...

Muito interessante. Obrigada pela informação, nosso pais é realmente muito rico. Obrigada tambem pelos parabéns. Bj

Beth/Lilás disse...

Eu, confesso, nunca ouvi falar de tal lugar, mas é mesmo interessante e muito bonito.
Mas, poxa vida, o Piauí é looooooonge pra caramba! hehe
Valeu! É sempre bom conhecer mais deste país continental.
bjs cariocas

Michele Rodrigues disse...

Adorei essa sua postagem,lugares como esses deviam ser mais divulgado! Obrigada por todo o carinho.

Betty Gaeta disse...

Oi Cissa,
Já tinha lido a respeito, mas nunca fui ao Piauí... long de onde eu moro, muito longe.
Bjkas e uma ótima 4ª-feira para vc.

http://www.gosto-disto.com/2011/05/sorteio-de-maio-mays-giveaway.html

Flor de Maio disse...

Oi Célia,
Que lugar incrível! Eu tambem não conhecia. Obrigada pela "viagem virtual" (rs).
Bjs :)

Nathália de Freitas disse...

Bom dia, Maria Célia!
Confesso que tb desconhecia esse lugar! Acho que o próprio governo, sei lá, poderiam divulgar mais estes lugares pelo Brasil a fora!
Qnt história temos neh!
É sempre bom conhecer mais!

Bjooo

Nath de Freitas
http://nathdefreitas.blogspot.com

Amanda Schuler disse...

Que máximo esse lugar
adoro história...

beijos

Danielle disse...

Que legal!!!
Não conhecia!

www.daniesuasdicas.blogspot.com

Tati disse...

Cissa, eu também nunca tinha ouvido falar. Mas agora já desejo colocar nos meus roteiros(desejos) de viagem. E entre os primeiros da lista!! Imagino o Bê neste local. Que lindo! Que interessante, incrível! Que orgulho!
Adorei.
Beijos.

Flor de Maio disse...

Oi querida,
Tem Meme para voce no meu blog, tá?
Bjs :)

Ceiça Frota disse...

Nossa Célia que lindo! Já ouvi falar sim, mas confesso que não fazia idéia de que era assim tão maravilhoso! Vou sempre ao Piauí á trabalho e em uma das minhas viagens vou ver se reservo um tempinho para conhecer o local.
Bjs e um ótimo final de semana!
garimpus.blogspot.com

Flor de Maio disse...

Oi Célia,
Feliz Aniversário!
Que seus dias sejam muito floridos e plenos de paz e de amor!
Beijos e Parabéns :D

Gorete Sousa disse...

Que lugar LINDO e fotos maravilhosas... adorei!!!
espero sua visitinha
xx

www.ilovenystyle.blogspot.com

Lê Fernands disse...

nossa, quanta coisa linda! lugares, artesanato. adorei conhecer um pouco do piauí. obrigada!


bjsmeus

Simara Pink disse...

Que lugar maravilhoso adorei e o melhor e que é cheio de culturas amei de verdade.
E não deixe de me visitar, sua presença pra mim é importante.
Meus cantinhos:
http://plantaodabeleza.blogspot.com/
http://coloridas-artes.blogspot.com/

Adoro vim no seu cantinho.

/(,")\\
./_\\. Beijossssssssss simara
_| |_................

Carolina Lima disse...

Bom saber que eu não sou a única a ficar envergonhada por não conhecer a 'Serra da Capivara'!
Um passeio enriquecedor!

Adorei as fotos e, principalmente, as dicas!

Excelente final de semana!!

Abraços,
Carol
http://bembemsimples.blogspot.com/

Betty Gaeta disse...

Oi Cissa,
Passei para desejar a vc um ótimo final de semana.
Bjs

http://gostodistonew.blogspot.com/

welze disse...

voltei para lhe desejar um lindo dia das mães. beijos

Ana Maria Braga disse...

OI, Celinha, vim agradecer os parabéns que deixaste no meu blog. Parabéns para vc. tb.
Gostei da atenção.
Aproveito para te desejar um lindo final de semana.
Bjs

Anônimo disse...

Que imagen mais lindas!
Saudades de vc miga!
Otimo domingo.
bjus

chica disse...

Volto pra agradecer e desejar que Julia e Flavia te deixem mais feliz ainda nesse dia das mães...

beijos,tudo de bom,chica

Beth/Lilás disse...

Cissa, queridona!
Tenha um lindo e abençoado dia das mães com seus filhotes.
Parabéns!
beijos, muitos, cariocas

Sister disse...

♥ Nháá que lindeza...
- Adorei'
beijos grande floR ✿

Twitter.: @loja_zart

Anônimo disse...

Só agora consegui um tempinho! Espero que seu dia das mães tenha sido maravilhoso. Bj

Inventiva disse...

Ola Célia, o comentario anterior é meu....maria alice, não sei pq esta aparecendo o blog de minha irmã. De qualquer modo, espero que seu domingo tenha sido maravilhoso. Bj

Unknown disse...

Olá Cissa

Obrigada por seu carinho.
Vc viu só, a esperta da Camila comentou 49 vezes?
Levou o prêmio.

Bjoooooooooooo...........

http://amigadamoda.blogspot.com

Geh disse...

Olá miguxa!!!!! feliz dias das mães!!!! Lindo lugar!!!

b-jokas

Misturação - Ana Karla disse...

Célia que passei maravilhoso.
para mim foi uma novidade formidável.
Boa semana
Xeros

ÉPOCA BOUTIQUE disse...

AMEIII!
O lugar é lindooooo...
Fiquei admirada com a estrutura montada, mto bom!!!
Bjoksss amadica
Saudades daquiii
Pri

www.epocaboutique.blogspot.com

Nathália de Freitas disse...

Oi Maria Célia!
Tem sorteio rolando lá no blog de um pincel da Sigma!

Bjooo

Nath de Freitas
http://nathdefreitas.blogspot.com

Doce Ateliê disse...

Oie Lindona,
vc como sempre, nos levando a passeios lindos. Quanta história !!! Quanta beleza !!!
Amamos de paixão querida.
Muito obrigada.
Beijo com carinho.
Chris e Dwan/Acre

Unknown disse...

Oi amiga!
Que lugar mágico,quero muito conhecer,temos tanta beleza aqui no Brasil e são pouco divulgados pois as pessoas acham chique viajar para Miami.É uma pena pois o nosso Brasil é lindo.
Amiga passei também para te agradecer o carinho.
bjossss

mollymell disse...

Ola, estou visitando seu blog pela primeira vez, e gostando demais. Voce sabe que eu sabia desse lugar tambem? Uau, estou chocada com minha ignorancia.
Obrigada por essa postagem, vou procurar saber mais sobre esse incrivel local.

Unknown disse...

Adorei nas fotos!!!!!
Beijo
Helena

Related Posts with Thumbnails

Minha lista de blogs


Mimo da Betty Gaeta

Mimo da Betty Gaeta

Mimo da Betty Gaeta

Mimo da Betty Gaeta

  ©Mundo de Cissa - Todos os direitos reservados.

Template by Dicas Blogger

|

Blog personalizado por Elaine Gaspareto