sexta-feira, 20 de janeiro de 2012

Horta de temperos

Para quem curte plantas como eu, e adora ervas de cheiro, que tal fazer uma hortinha em casa?
A desculpa que mora em apartamento, não há espaço, não  é problema, é mais simples do que se imagina.
Um cantinho, uma varanda, janela da  cozinha, área de serviço, desde que arejado, e que receba a luz solar, preferencialmente pela manhã.
Cebolinha, salsa, hortelã, manjericão, coentro, tomilho, pimenta, podem ser plantados em vasos, jardineiras, garrafas PET, mas é preciso furar por baixo para a drenagem da água.
Agora, uma coisa é importante frisar, estas plantinhas ou ervinhas não duram pra sempre, quando começarem a sentir, com aspecto feio, tá na hora de replantar as mudas e sempre que possível trocar a terra dos vasos.
Vamos começar nossa hortinha?


37 Comentários:

Néia Lambert disse...

Maria Célia, para quem tem um espaço que receba um pouco da luz do sol sempre é possível ter uns vasinhos com flores ou ervas. Adoro ter cheiro verde na horta, são imprescindíveis na minha culinária do dia a dia. Os vasos das fotos são lindos e criativos, acho que vou copiar umas ideias, rsrs.

Um ótimo fim de semana para você, beijos.

www.culinariasaborecor.com disse...

Um arranjinho mais fofo que o outro, a idéia é super legal, amei. bjus

GIL disse...

Mandei o comentario e fiquei na duvida que foi!!!...Bjks...Gil

Geh disse...

Olá Cissa!!! Essa é umas das meus desejos desde o ano passado. Agora que estou me aventurando na cozinha e que aprendi com meu marido a usar temperos e ervas, estou com uma vontade imensa de ter uma hortinha em casa. E não sei te dizer porque não fiz ainda. Mas confesso a você que aquela primeira e a sétima foto me deu uma ideia bem legal e que vai ficar super charmosa em casa.
Em breve postarei minha hortinha.
B-jokassssssssssss

Unknown disse...

Olá Cissa

Fiquei encantada com o vaso da 2º imagem. Adorei seu post, a ideia é ótima.

BJ0000000000...............
www.amigadamoda1.com

Beth/Lilás disse...

Oi, Cisa!
Eu amoooooooo estas hortinhas!
Sabes, quando vim morar em NIterói e deixei minha casa na serra que tinha hortinha e jardim, resolvi fazer uma assim na varanda que tenho atrás da minha cozinha. Ficou linda, coloquei vasos compridos com vários tipos de temperos e foi durando até o primeiro verão. Quando chegou o verão tórrido daqui do Rio, não teve plantinha que resistisse. Enfim, desisti de hortinha na varanda, pois não tem pé de hortaliça que aguente tanto calor dessa época.
Lindas as imagens e ideias!
beijos cariocas

NN disse...

Olá, mainha faz! Aqui tem o jardim vertical... Fica lindo na parede né?
Bom fim de semana, fica com Deus e um forte abraço!!!

liduh disse...

Quantas ideias bacanas, Maria Célia. Achei lindinhos os vasos coloridos na parede... é realmente uma delícia ter uma hortinha em casa.
Beijos e obrigada pelos comentários sempre tão carinhosos:)
Bom final de semana!

chica disse...

Acho lindo isso e esse ano, ao voltar pra casa, quero fazer novamente...aDORO VER, SENTIR O PERFUME...BEIJOS PRAIANOS,CHICA

Betty Gaeta disse...

Oi Cissa,
Achei as ideias lindas! Tenho vontade de ter um hortinha portátil aqui em casa. Eu não cozinho, mas o maridão gosta de fazer os experimentos culinários dele.
Beijos 1000 e um final de semana maravilhoso para vc.

www.gosto-disto.com

Unknown disse...

Oi Cissa! Em breve vou fazer minha hortinha na varannda. Já estou escolhendo vasinhos e onde ela ficará. Bj

Anônimo disse...

Oi Cissa,
Já tenho a minha hortinha,adoro pois o tempero da comida é muito diferente.
Tenha um bom fim de semana
Bjs

Andy Santana disse...

Acho o máximo ter sua hortinha particular, vc tem a sua Cissa?
beijos

blog Usei Hoje disse...

Ideias muito boas ...gostei,



Bjs.

Elaine
http://useihoje.blogspot.com

Andy Santana disse...

Cissa que bom que está plantando várias mudinhas, aqui em casa minha avó mantém algumas tb,

e fico muito feliz por sempre te ajudar a conhecer mais sobre as pessoas da moda, um prazer saber q o blog está fazendo isso.
beijos e bom dia.

Schandra Julia Zmijeski disse...

Oi Maria Celia, vim atraida pelas imagens de plantas que vi em um blog encomum .
Amei o post, lidas ideias, só acho que faltou um vasinho em mosaico...
Claro que tenho que puxar a sardinha para o meu lado.
Se vc gosta de vasos aparece lá e confere os vasinhos que adoro revestir.
www.schandramosaico.blogspot.com

Ana Maria Braga disse...

Adorei as ideias. Muito bom ter temperos novinhos e à mão.
Bom final de semana. Bjs

De Mattos disse...

Oi Maria Célia!!Como vc está?
Olha, eu não levo o menor jeito com plantas, embora ache lindo; mas achei incríveis essas ideias de horta de temperos em vasinhos! Além de tornar possível ter uma horta em pequenos espaços, o efeito visual é lindo! Nunca pensei que uma horta pudesse ser algo decorativo! Excelente!
Bj pra vc!

Margarete Benitez disse...

OI Maria Célia, ótimas essas idéias. Eu até tenho um pequeno espaço para horta no quintal dos fundos, mas, falta-me ânimo para começar. Quem sabe uma hora eu crio coragem.
Mas, você viu porque precisamos guardar um pouco as coisas, mesmo aquelas que não gostamos muito hoje, amanhã nossos valores mudam, pode ter certeza.
beijos

Unknown disse...

olha vou confessar que eu sou meio desajeitada com essas coisas de cuidar das plantinhas e tals, mais o meu sonho é ter uma fazenda e ai eu vou poder TENTAR cuidar das flores e dos animais, haha...
Quem sabe um dia né, haha~

http://agoratopronta.blogspot.com/
@vanespp
Beijos <3

Misturação - Ana Karla disse...

Cissa, realmente não existe desculpa.
Sempre imaginei uma hortinha. Vou tomar coragem e fazer uma também.
Grande força, viu?
Xeros

Teredecorando disse...

Olá Maria Célia,
Cada ideia mais linda que a outra. Eu sempre tive vontade de cultivar uma horta em vasos, mas não tenho muita sorte. Até comprei saquinhos de sementes de salsa e cebolinha e assim que estiver apta vou tentar. Acho bacana demais!
Tudo de bom
Bjs mil

Tabuleiro Chic disse...

Amamos a ideia!!!!Super legal!!!Beijinhos do TC!!!

Amanda Schuler disse...

Adooorei as tuas ideias!
Eu acho lindo vasinhos na bancada da cozinha! Além de combinar com o ambiente, fica na mão pra temperar uma comidinha ;D
adorei o post.
beijo

Mari Sabel disse...

acho o máximo as hortaliças em vasinhos, sejam na parede, na pia, no chão... puro charme.

bjkas e boa semana querida.

Andy Santana disse...

Obrigado Cissa pelo comentário,
beijos e boa noite

Zi Faleiro disse...

faço uso dessa hotinhas aqui em casa, porque além dos aromas, realçam o sabor de qualquer prato. bjs Zí

Renata disse...

Oi Maria Célia!
Ai que delícia ter uma hortinha! Cada vasinho tão fofo!
No outro apê, apesar de não ser tão grande a área de serviço eu cheguei a plantar até rúcula, mas tive salsinha, alecrim...
Infelizmente nesse apê atual não sobra espaço...

Beijos, renata
palpitandoemtudo

Tabuleiro Chic disse...

Esses cantinhos ficarm super lindos!!!!Beijinhos do TC!!!

Maria Rodrigues disse...

Tem cada ideia ótima, estou louca para fazer a minha!
Bjos, querida, boa semana.
Mari.

Unknown disse...

Olá Cissa

Uma ótima semana à vc...

BJ000000000...............
www.amigadamoda1.com

Andy Santana disse...

Boa segunda feira Cissa,
tb achei horrendo os looks da premiação.
beijos

Milena disse...

Que ideias geniais! Nós temos uma boa horta em casa, nada como comer verduras direto da horta, adoro! Beijo!

http://madamenutso.blogspot.com/

She disse...

Ahhhhhh eu sempre acho essas hortinhas tão charmosinhas e lindinhas, amei! ;)
Beijo, beijo queridona!
She

Amanda Schuler disse...

Olá Cissa! :D
Quanto a seu comentário no meu blog, agradeço pelos elogios *-*
Eu naõ esqueci sobre seu pedido de post com dicas pra quem chegou aos 50, inclusive ia conversar contigo sobre isso, estou preparando um post maior, que envolve todos os campos de saúde e beleza para as cinquentinhas!
o que me diz?
beijo

Unknown disse...

Olá Cissa

Uma ótima tarde à vc.

BJ000000000..................
www.amigadamoda1.com

Andrea Guim disse...

Oi, Maria Celia!
Vim te convidar pro SORTEIO de um Kit de Cozinha da loja inglesa Cah Kidston, que tá rolando no AndreaGuimBlog.
Bora lá participar!!!
Beijins,
Andrea

Related Posts with Thumbnails

Minha lista de blogs


Mimo da Betty Gaeta

Mimo da Betty Gaeta

Mimo da Betty Gaeta

Mimo da Betty Gaeta

  ©Mundo de Cissa - Todos os direitos reservados.

Template by Dicas Blogger

|

Blog personalizado por Elaine Gaspareto