quinta-feira, 18 de novembro de 2010

Jardim Vertical

Todo jardim começa com um sonho de amor...." Rubem Alves"

Os jardins verticais chegaram para ficar. Com técnicas diferentes para sua construção, desde projetos bem elaborados, ou mesmo usando latas na sua confecção, materiais como fibra de coco, garrafas pet, sapateiras, entre outros podem ser utilizados.

Excelente alternativa em varandas, jardins de inverno, paredes próximas a janelas, aqueles muros sem graça e fachadas; obviamente, desde que recebam luz natural ou artificial. Devemos ter cuidado com as espécies de plantas escolhidas, de preferência as que pedem poucos nutrientes, e uma pequena quantidade de água para se desenvolverem, pois elas conseguem retirar nutrientes até da atmosfera para seu desenvolvimento

Vamos usar nossa criatividade e montar um jardim vertical? Para isto podemos nos inspirar nestas imagens . Fotos retiradas daqui, daqui, daqui e daqui.

66 Comentários:

Néia Lambert disse...

Maria Célia essas ideias novas de aproveitamento de espaço usando floreiras verticais são o máximo da criatividade. Belas e práticas, a sapateira então ficou um show com as plantinhas.
Beijos

FLAVIA CRISTINA C. disse...

QUE LINDOS MARIA CÉLIA, ADOREI , E AINDA EVITA DE JOGAR UM MONTE DE LATAS NO LIXO ! BEIJOCAS E ÓTIMO DIA...

chica disse...

E como são lindos,não? um ótimo dia, beijos,chica

Prycila Patrício disse...

sou loka com um jardim vertical.... tô estudando um local aqui em casa pra montar um...

Juliana disse...

Oi Cissa!!

Que lindas as fotos!!!
realmente essa ideia de jardim vertical é bacana...Pq além de enfeitar, econimizamos no espaço!

Sobre a sua pergunta la no blog, sim, existe 3 tipos (que eu conheça) de primers...Um pra cada parte...Porém, existe tb produtos que podem ser passados no rosto todo e tb na area dos olhos...

Bjos
Juliana

Sabrina disse...

Olá Cissa Querida! Eu adooooro esses jardins verticais, quando a minha casinha estiver pronta com certeza terá um desses, são lindos demais e cheios de charme. Um Beijo.

Betty Gaeta disse...

Oi Maria Celia,
Adorei as ideias. Para quem mora em apto é uma solução e tanto!
Bjkas e um ótimo dia para vc.

http://gostodistonew.blogspot.com/

Glorinha L de Lion disse...

Que lindas ideias Maria Célia, adorei! Sou muito adepta dos jardins verticais, acho que enfeirtam qq cantinho e todos podem fazer um, não é? Beijos,

Scrap disse...

adorei a idéia das latinhas, acho que devo ter umas 20 no meu porao.... quem sabe ?!!!!
beijinho carinhoso

Tati disse...

Cissa, inspirador realmente. Amei o da piscina (mas se viesse com a piscina junto... rsrs). Aqui em casa temos uma varanda quase sem parede, mas já pensamos em colocar uns vasinhos assim, acho que vou mostrar esta postagem para o Vi, para a gente começar este projeto agora. Minha vontade é colocar umas suculentas (plantas que conheci nos blogs), por que na varanda de casa bate muuuito sol. Beijos.

Paula disse...

Idéias perfeitas para quem ama flores e tem pouco espaço! Fica super lindo! Ai que saudade que eu estava de passar por aqui... Beijão

Bordados e Retalhos disse...

Adoro esses jardins. Estou com todo o material pra ontar um lá em casa, mas ainda não tive tempo. Bjs amiga

a. luz disse...

É uma ótima idéia para pessoas que não tem espaço ou então para ervas!!!rs...
Já dei a idéia para minha mãe fazer jardineiras na frente da janela da cozinha nova com ervas!!!rs....
Pra elas ficarem mais perto do fogão, né?

Beijokas Cissa!

www.artedetemperar.blogspot.com

Palpitando em tudo disse...

Oi Maria Célia!
Eu bem queria ter bastante espaço para um jardim, mas não tenho. Porém não sei ficar sem plantinhas...adorei a 6ª e a 7ª fotos justamente por isso! Dá para ter as plantinhas sem precisar de tanto espaço!
Beijos, Renata
palpitandoemtudo

Bela disse...

Ei anjinha Maria Célia!!!!Saudades do seus post, voc~e sumiu...Que lindas imagens heim????Cada jardim mais fofo que o outro, aammeeii.Fiz um post sobre os looks das blogueiras, ficou ótimo, você bem que poderia participar heim????Ficaria ótimo, vá lá no meu blog e me diga o que achou tá bom????To te esperando, mande seus looks amiga, bjks, Bela.
www.anjinhasdegloss.blogspot.com

ale disse...

Oláá!!!
Meu sonho sempre foi ter um jardim e uma horta.
Ainda não realizei, pois os cuidados exigem tempo, coisa rara para mim! rsrs
Mas, quando as crianças forem crescidas farei.

Bjinhos,
Ale

L´atelier disse...

Oi!!
gostei do post..cada jardim lindo
Adorei seu blog tb, estou te seguindo! Passa lá no meu blog e se gostar me segue!
bjs
Haytana

Aleatoriamente disse...

Teu cantinho Célia, tem magia.
É lindo amiga.


Beijo.
Fernanda.

Mona Gouvea disse...

GOSTEI MUITO AMO VASINHOS PENDURADOS, OBRIGADA PELAS IMAGENS...

Margarete Benitez disse...

Oi Maria Célia, adoro esses jardins verticais, são super charmosos.
Olhe, não esquecí de vc não, somente não tive tempo ainda pra parar e responder pra você.
bjs.

ELIANA-Coisas Boas da Vida disse...

idéias lindas adorei aqui o jardim tem mais espaço, mas adoro esses assim verticais são muito fofos!

Unknown disse...

Ideias bacanérrimas!
bjocas e obrigada por sua presença lá no blog!

Flávia

Mimo Chic disse...

Lindo, grandes e abençoadas ideias!! Me inpirei!
bjs
Lulu & Sol

Mari Sabel disse...

Essa é uma das melhores idéias que surgiu ultimamente na jardinagem... é ideal pra quem mora em espaços pqns e ótimo tbm para quem tem espaço amplo. tem pra tdo gosto... lindo!

bjkas flor e boa noite!!

Bela disse...

Anjinha Maria Célia!!!!Não acredito menina, você não tá falando sério comigo...E estas fotos aí no seu blog, quem é essa menina?????Por favor, não faz isto comigo amiga, preciso de você lá, to te esperando. Bjks, Bela.
www.anjinhasdegloss.blogspot.com

Le disse...

Maria Celia
Adooooro um jardinzinho na parede!Moro em apartamento e ate tenho umas orquideas na varanda e outra plantas, mas em terra de furacao temos que ser praticos. Tudo bem facil de remover quando necessario. Uma vez, minha sogra veio cheia de ideias: pq vcs nao colocam pedrinhas e etc ja que a varanda e grande!Ai, mas nao da mesmo!Alguns vasos e bem leves! Ate pq tem anos em que encaramos 5 ou 6 ameacas reais e ai, ja pensou?

Unknown disse...

minha querida...sabe que esta postagem foi para vc né?jhahahaha....eu compro na importadora...GARANTO SATISFAÇÃO, ou...devolvo o dinheiro...

coloco quase que 1 real em cima das minhas coisinhas pequenas...beijos

J Araújo disse...

Foi bom vir aqui e apreciar essas belezas apresentadas. Valeu menina

Bj

welze disse...

quando existem boa vontade, bom gosto e iniciativa, com um pouquinho de conhecimento, faz-se maravilhas em termos de jardins. as fotos são lindos exemplos disso.

Sister disse...

Olá flor..
Eu amo o blog Anjinhas da Bela ^^
Vim da um xeretada por aqui e te deixar um Boa noite!!
Xerinho flor.

http://www.lojazart.blogspot.com

Mundo da Lili disse...

Adoro esse blog gente!!! =)
Bjaoo

2edoissao5 disse...

tenho uma varandinha no meu quarto que sonho em tranformar em jardim!

beijo!

Unknown disse...

LOIRA, EU ? HAHAHAHAHAHAHHA...TEM JEITO NAO....SABE QUE, UMA DAS RAZOES DESTE POSTE NO MEU BLOG É VC NÉ? RS...OBRIGADA PELO ELOGIO, BONITA É VC, DE TODAS AS MANEIRAS...
ÓTIMO FIM DE SEMANA..
BEIJOS

Unknown disse...

OI MEU AMOR....
Explicando sobre os pós bronzeadores...

Na verdade, todo que vc escorece para o tom bronze na face, cria um aspecto de profundidade, o que disfarça bem...Esta semana, tirarei duas fotos: uma de rosto limpo e uma com o pó bronzeador....Voce terá uma idéia melhor do que digo. Quem olha, a diferença grita aos olhos. A avon tem umas bolinhas bronzeadoras...elas eu aconselho mais ao dia a dia. mas o efeito desta a noite é realmente imbativel. Eu uso tanto de dia como a noite...mas sou um pouco mais eztravagante nos makes, talves por ter feito alguns cursos de maquiagens e adorar maquiagem( o que explica o fato de vender, rs). Mas a verdade é que, além do aspecto de saúde e naturalidade, estes pós realmente dão ao rosto um nuance singular.
vale a pena...
Beijokas

Unknown disse...

meu teclado esta horrível....corrigindo...hahaha
Tudo que vc ESCURECE....
EXTRAVAGANTE...KAKAKAKAKA..BEIJOS

Flora Maria disse...

Sou do tempo em que as pessoas colocavam plantinhas em latas, penduradas nos muros...

Adorei a idéia da sapateira !!!
Beijo

Aleatoriamente disse...

Célia,
Passando pra te deixar um beijo querida.

Fernanda.

Carla Nunes disse...

Um belo jardim sempre orna bem, né! :)

Bjão!

Fernanda Fernandes disse...

Oi querida ...adorei tudo,,,mas a jardinagem na piscina é um luxo!! bjos.

Aleatoriamente disse...

Boa noite Célia.
Passando para te diexar um beijo.

Fernanda.

De Mattos disse...

Sejam verticais ou horizontais, jardins são sempre lindos, né?!Mas pra quem não dispõe de muito espaço, esses são a solução.
Bj pra vc, Maria Célia!

Mara Vieira disse...

Nossa, que coisa linda!!
De muito bom gosto...
um beijo!

tressebien disse...

Que lindas essas dicas de jardim. Pena que aqui em casa não tem espaço ;/

bjks

Inara Merlot disse...

Adorei isso!
Hoje em dia só não tem um jardim que não quer.
Espaço já não é mais o grande problema!
Acho super criativo!

Esse então de ter usado um lugar pra guardar sapato foi o melhor pra mim!
Amei!!

Maria Célia, quanto o creme, ajuda sim, é gordura localizada no geral.
Estou passando no culote, perna, cintura e barriga! hehehe

Beijocas

Unknown disse...

Olá amiga

Soluções e ideias fantásticas. Com certeza aproveitarei várias para meu terraço. Todas lindas!!!

Bjo

Ceiça Frota disse...

Oi Celia querida td bem? Esses jardins são fantasticos, adorei tds... Uma solução perfeita para quem tem problema de espaço.
Bjs
http://garimpus.blogspot.com

Ana Maria Braga disse...

Oi, Celinha, esses jardins são lindos e como enfeitam !!Os verticais são ótimos para espaço pequeno. Plantas ficam bens em qualquer lugar.
Aproveito para te desejar uma ótima semana.
Bjs

Beatriz disse...

Oi Mª Célia
Eu simplesmente ADOOOOOOORO esses jardins verticais! Já vi muito em restaurantes e estou louca p/ fazer um aqui do ap!
Beijinhos,
Bia
www.biaviagemambiental.blogspot.com

Bela disse...

Ahhhh!!!Já estou vendo que está pensando heim anjinha?????Que bom amiga, você é muito linda, vai ser sucesso. o endereço é anjinhasdegloss@gmail.com
Estou te esperando. Bjks. Bela.
www.anjinhasdegloss.blogspot.com

Rodrigo de Assis Passos disse...

maravilhoso!

- Two Bella disse...

Lindos... adoro esses muros verdes... lindo

Sister disse...

Oi flor!!
Nháá, adorei o post ^^
Esta de parabéns, viu?!
Otima semaninha pra você.
Xerinho grande
haylla.bsb@gmail.com

BLOG DA BRUNINHA' disse...

Olá Maria Célia'
tudo bom?
eu amei a 4ª foto, a da piscina, muito linda mesmo'
começando mais uma semana ai né"
bjks e boa semana para você"

Viviane Nogueira disse...

Eu amo jardins. QUANDO PENSO EM JARDINS JÁ LEMBRO QUE UM DIA QUERO TER JARDINS IGUAIS AOS DE lONDRES SÃO tão lindos você não acha?!
Vistenos!♥

João Lenjob disse...

E você não sonha o que é ver os quadros da Andreza pessoalmente. São quase obras inacreditáveis.
Estou bolando um quadro para Paisagismo e decoração no Castelo só pra colocar você lá. Seu blog é fantástico!
Não deixe de passar no meu, http://lenjob.blogspot.com, também. Beijo!!

João Lenjob.

Betty Gaeta disse...

Oi Maria Célia,
Passei para desejar a vc uma semana maravilhosa.
Bjs

ΞĐU disse...

Oi, Maria Célia... tudo bem?
Desculpe a demora excessiva em minha resposta.
Quero te agradecer pelo comentário em meu Blog... Como não tenho seu e-mail, resolvi responder por aqui mesmo...
Sobre o tema que coloquei, também acho que haja má distribuição... Parece que há um consenso silencioso, onde a mulher está espremida num tipo vitrine, onde os homens podem escolher a dedo, tamanha a facilidade, nessas farras.
Realmente, a coisa não está fácil.......
Depois me fala onde estão essas suas amigas, que eu tenho uma penca de amigos que estão se queixando que mulher normal está em falta... Até eu vou sair do casulo dar uma espiada... rs
Um beijão e fiquei muito feliz com sua participação.
Fica com Deus...
EDU

Leci Irene disse...

Adoro jardins assim!!!!!!!!!!

Érica Amorim disse...

Oi Cissa,

Eu gosto muito de jardins verticais, recentemente fui à ExpoFlora e tinha vários stands com idéias super legais.
É uma ótima opção para quem gosta de verde e não tem muito espaço.

Bjo
Ótima semana!

Anônimo disse...

Hummmmm q sonho de consumo hein....
espero por vc lah no blog viu...
bjks em seu heart
Vanessa Ramos

ÉPOCA BOUTIQUE disse...

São lindos né???
Ai como eu gosto...
Beijoks
Pri

www.epocaboutique.blogspot.com

Simara Pink disse...

menina como fica bonito adorei vou mostrar ao meu amor pra gente fazer na nossa casa beijos simara

Mônica Suñer disse...

Muito lindos! Bjs

Simone Scharamm disse...

Nossa, que lindas ideias de jardins!
Amei esse post "verde"!
Beijão!

Vitoria Portes disse...

EU ADORO plantas na parede. hehehhe
Lá em casa a um tempo eu peguei e plantei aquelas folhas que crescem na parede toda sabe?
Acho lindo, adoro essa parte la de casa.


http://blogdavitoriaportes.blogspot.com/

Toninho disse...

Maravilhosa ideia Cissa.
Estive vendo/lendo sobre hortas vericais ou urbanas,onde as pessoas criaram umas estruturas semelhantes.
Fazendo um giro pelo blog.
Boa semana de paz e luz.
Abraços.

Related Posts with Thumbnails

Minha lista de blogs


Mimo da Betty Gaeta

Mimo da Betty Gaeta

Mimo da Betty Gaeta

Mimo da Betty Gaeta

  ©Mundo de Cissa - Todos os direitos reservados.

Template by Dicas Blogger

|

Blog personalizado por Elaine Gaspareto