sábado, 21 de julho de 2012

Plantinhas adoráveis

Há muitos anos eu cultivo umas plantinhas que adoro e, nem sei bem por que comecei a gostar delas, talvez tenha visto numa floricultura ou na casa de alguém. Estou falando das suculentas, umas plantinhas pequenas, carnudas, que armazenam água em suas folhas. 

São plantas de baixíssima manutenção, que precisam ser regadas apenas uma vez por semana, suportam sol, chuva, pouca ventilação e iluminação e ainda podem dividir o mesmo espaço ou vaso com outra planta.


Elas começam bem pequenininhas, são de lento crescimento; e é muito fácil fazer mudas, em geral de uma folhinha espetada na terra, brotam muitas e elas se multiplicam.
 A maioria delas dão flores, mas não duram muito, não.

 Eu tenho algumas suculentas que nunca deram nem uma florzinha, talvez estejam precisando de algum nutriente, adubo ou até serem transplantadas para vasos maiores. 

Na minha antiga casa eu tinha um jardim na área da piscina, e o paisagista quando fez o projeto e a execução dedicou uma boa parte ao cantinho das suculentas, ficou um encanto, mas, infelizmente não tenho fotos pra mostar a vocês, já revirei todos os meus arquivos, pastas e não consegui encontrar.

 E vocês apreciam estas gracinhas?

Jardim da Grasi, Agro Paisagismo, Jardim Flor do Leste, Todo dia é dia de Jardinagem, MG paisagismo, Meu móvel de madeira, Alice Rocha (paisagismo e design)








41 Comentários:

Leninha Brandão disse...

Cissa querida,

São lindas as suculentas e tem a vantagem de não dar trabalho.Adorei a postagem,vou tentar plantar algumas.

Um abraço pelo Dia do Amigo(atrasadinho,mas sincero).
Bjssssss,
Leninha

Unknown disse...

Oi Cissa! Eu adoro suculentas! Estou fazendo um jardim delas, mas tb acho que estaw faltando nutrientes.
Bjao e bom domingo!

ELIANA-Coisas Boas da Vida disse...

Oi Cissa
realmente essas plantinhas são lindas minha Mãe tem algumas que ela adora!
Vim deixar um beijo e desejar um belo e abençoado domingo!!

Inventiva disse...

Também amo suculentas!!!Tenho varios exemplares....realmente elas são bem resistentes....bj

Beth/Lilás disse...

Oi, Maria Célia! Como vai você lindona?
Eu amo essas suculentas, e tenho algumas aqui no apartamento do Rio e muitas na minha casa de Petrópolis também. Elas são plantas que não precisam de muito trabalho e, como você disse, fazem um lindo trabalho paisagístico, principalmente incrustadas em pedras, lugares rochosos.
adorei as suas!
bjs cariocas

Nil disse...

Cissa, querida, vim agradecer pela visita, fiquei muito feliz!
Voltei porque amei seu blog, essas suculentas, tão simples e tão belas. A última é vermelha mesmo? Nunca vi suculenta vermelha, não..rsrs

Beijinhos, Cissa, que seu domingo seja abençoadíssimo, com muita paz, alegrias....

Mônica Lima Andrade disse...

Olá Cissa ,tbm tenho algumas suculentas , tenho um igual a essa da foto que tem um fundo de tijolos laranja, acho que o nome é brinco de princesa ou moça , não sei ao certo , ela está cheia de mudinhas, não vejo a hora dela ficar igual a da foto ..amo essa plantinhas , mas acho que as minhas tbm estão precisando de algum nutriente ..
Bjim!

liduh disse...

Célia, não sabia que essas plantinhas tinham esse nome:) Elas são lindas, adorei a ideia de colocá-las nas xícaras;)
Beijos e bom domingo!

chica disse...

Gosto muito das suculentas..Lindas as tuas!!beijos prasianos,tudo de bom,chica

Unknown disse...

Olá!!! Bom dia!!! Lindas essas plantinhas...adorei. Ainda mais por saber que não dão muito trabalho...quem sabe não me animo.
Beijos flor e um lindo domingo para vc!!!!

Selma Helena. disse...

Oi flor!
Lindo post!
Tem um blog bom legal com muita coisa sobre suculentas
Marcuscorradini.blogspot.com.br
Da uma olhada, ele fala sobre as espécies q tem flor, adubação e etc.
Beijos,
Selma

Léia Silva disse...

Tenho apenas uma, será que seriam uma boa opção pra eu colocar numa jardineira na minha janela, que bate sol a tarde inteira?
Quer participar de um sorteio simples?
Confira.
http://cantinhodavanderleia.blogspot.com.br/2012/07/sorteio.html

Zi Faleiro disse...

Tenho delas aqui em casa, são lindas e fáceis de cuidar! adoro!

chica disse...

Cissa!!Vim agradecer, vi agorinha...E, podes deixar que mesmo nesses projetos onde tudo leva a crer que teremos coisas horrendas, só participo se minha imaginação permitir mudar a história,rsrs Deixo os donos do projeto loucos,rsrs beijos praianos,chica

Néia Lambert disse...

Maria Célia essas plantinhas são muito lindas, acho que me animei em adquirir uma agora,rsrs.

Beijos

Unknown disse...

Oi Cissa, são lindas!!
Eu nunca tive nenhuma, mas gosto muito de plantas e tenho algumas que parecem não saber disso!!rs
A Brinco de Princesa mesmo, não fica bonita de jeito nenhum... Talvez uma suculenta eu consiga cuidar, pelo jeito são fáceis, né?!
Bjks e boa semana

Suzane Weck disse...

Ola,Maria Célia,eu adoro estas plantinhas,só não as tenho ainda porque achei que seriam de difícil cultivo,mas estou sabendo agora por ti,que é exatamente o contrário.Que ótima dica me destes.Aliás adorei tuas sugestões para lavabos.Estão todos muito charmosos.Que pena que não conseguistes ouvir a musica,não sei o que aconteceu pois parece que os demais não tiveram este problema.Enfim vou tentar verificar se foi algum entrave do meu computador.Grande abraço minha queria amiga.

Carolina Lima disse...

Cissa,
apesar de não tê-las aqui em casa acho elas lindas!

Uma excelente semana para você!

Abraços,
Carol
www.umblogsimples.com

Renata disse...

Oi Maria Célia!

Gosto muito de suculentas, mas tive poucas no outro ape em que morava. Para este aqui eu e o namorado temos vontade de arrumar algumas , mas ainda não pusemos em prática.
Achei lindas essas plantinhas que você postou! Tomara que eu consiga ter umas assim!

Beijos, Renata
palpitandoemtudo

Isabel Mello disse...

Essas plantinhas são lindas eu adoro....
bjs e boa semana

blog Usei Hoje disse...

Sou muito chegada em flores não, mas olhando assim bem arrumadinhas até que gostei muito, deu até vontade de ter em casa!


Bjs

www.useihoje.blogspot.com.br

Valéria disse...

Oi Maria Célia!
Acho lindas as suculentas, tenho duas, mas não prosperam muito não sei porquê. As suas são lindas!
Beijinhos e uma linda semana!

Unknown disse...

Oi!
Também gosto muito de suculentas. Tenho vários vasinhos com diferentes espécies.Na verdade, adoro plantas. Estou sempre plantando coisas novas no jardim.
Gostei muito do seu blog. Estou iniciando o meu, se quiseres faz uma visitinha.
Rosalice

bacanadeviver.blogspot.com.br

Panelinha da Fafah disse...

Adoro muuuito as suculentas. Tenho algumas em casa. O maior problema consiste nas regas. Temos que botar um pingo d'água nelas e se escapa mais um pingo, complica né não! e duram bastante se cuidadas direitinho.
Vc tem mãos de fada e as plantas agradecem, tenha a certeza disso!

bjs

Teredecorando disse...

Olá Maria Célia,
Fico feliz com seus comentários sobre a minha viagem.
Espero que esteja tudo bem contigo.
Beijos mil

Poções de Arte disse...

Eu aprecio, acho-as lindas e minha irmã e mãe tb. Minha mãe tem uma dessas "rabo-de-gato" que postou e minha irmã tem uma vasta coleção e vibra cada vez q vê uma florzinha.
Eu estou querendo montar um arranjo pra deixar no meu banheiro. Adorei o que postou em xícaras.

Tb gostei da postagem sobre listas, maravilhosa!

Abraços e ótima semana.

Ana Maria Braga disse...

Lindas suas plantinhas. Elas estão super viçosas.
Boa semana. Bjs

Betty Gaeta disse...

Oi Cissa,
Eu adoro plantas, mas não levo muito jeito com elas. Sou uma serial killer da flora!
xoxo

SORTEIO DOS SONHOS!
http://www.gosto-disto.com/2012/07/sorteio-dos-sonhos-dreams-giveway.html

Schandra Julia Zmijeski disse...

São lindas, tbm estou começando a cultivalas, em breve terei muitas mudas... bjs
Boa semana !

Zizi Santos disse...

Lindinhas suas plantinhas suculentas!
as que estão nas canecas então!!! é de encantamento total.
Aqui em casa, tenho suculentas permanentes! ainda não tentei em vasos.
agora com suas dicas, vou me aventurar a plantas essas lindezas
beijos
Zizi

Maria Alice Cerqueira disse...

Ola querida amiga,
Uma linda noite para voce.
abraço muito amigo
Maria Alice

Lucas disse...

ooooooi, pois é eu voltei, rara, quanto tempo, ? então apareça lá http://janelinhaazul.blogspot.com.br/

mollymell disse...

Que legal vir visitá-la e ver essa postagem tão linda.
Você já sabe que eu sou fã das suculentas. É muito bacana ver como elas são resistentes e belas.
Há suculentas aqui que resistem ao inverno rigoroso e renascem todos os anos na primavera. Acho lindo observá-la dia a dia em seu novo desabrochar.
Trouxe algumas do Brasil comigo uma vez, mas elas não são tão resistentes, eu temho q trazê-las para dentro de casa no inverno.
Um grande abraço e muito obrigada pelas palavras lindas sobre o meu jardim. Obrigada!

Amanda Schuler disse...

Sabe que de flores eu não gosto muito, mas dessas plantinhas sim...em casa fazemos questão de ter um canteiro com várias dessas suculentas. São muito bonitas e duram bastante!
beijos

Simara Pink disse...

Oi Lindona !
Essa da quarta foto eu tenho aqui em casa e ela esta bem grandona assim tenho o maior cuidado nela porque é bem sencivel.
Espero sua linda visita.
Meu Blog: http://www.plantaodabeleza.com.br/
Minha Lojinha: http://lojinha-blogchic.blogspot.com/
BeijosssssssssssSimara

Carolina Lima disse...

Cissa,
um ótimo final de semana para você!

Abraços,
Carol
www.umblogsimples.com

Geh disse...

Cissa essa semana fiquei bem triste, pois uma de minhas suculentas morreu. E não sei porque isso aconteceu, ela ficava na estante da minha sala, talvez foi pela falta de sol. Vou a procurar demais e dessa vez vou fazer uma grande pesquisa sobre elas. Amei todas as fotos, não imaginava que tinha de várias formas, bom saber.

bjusssssssssss

Toninho disse...

Podemos afirmar que as plantas nos afagam e faz o ambiente mais sereno e prazeroso.Lindas plantas,quisera ter espaço minha amiga.
Ainda assim tenho algumas para me afagar.
Um carinhoso abraço de paz e luz e que a semana seja boa com alegria na familia.

Rosangela Simeão disse...

Oi, Cissa

Tb adoro as suculentas, há pouco tempo replantei uma ela está tão linda.

Tenho vários tipos no meu pequenino jardim, elas são muito fofa...por isso adorei esse post.

Uma ótima semana!
Bjs

Isa disse...

São as unicas plantinhas que dao no meu terraço, por que ele é muito quente no verão e muito frio no inverno, e elas resistem bem! Gosto muito delas, não dao muito trabalho!!! :D

Beijoss

www.isared.blogspot.pt

AUDENI OU Dona Mocinha disse...

Tudo bom Cissa?

Estou chegando no seu "mundo" agora, adorei sua postagem mostrando os vários tipos de suculentas, já tive algumas na loja, elas são bem fáceis de cuidar.
Adoro estas plantas!!!


Beijos e ótima semana p/ vc.


Audeni

Related Posts with Thumbnails

Minha lista de blogs


Mimo da Betty Gaeta

Mimo da Betty Gaeta

Mimo da Betty Gaeta

Mimo da Betty Gaeta

  ©Mundo de Cissa - Todos os direitos reservados.

Template by Dicas Blogger

|

Blog personalizado por Elaine Gaspareto