sexta-feira, 8 de junho de 2012

Mês de junho chegou e com ele as tradicionais festas juninas, que fazem parte do nosso folclore, e  representam uma das manifestações culturais mais importantes e ricas do nosso povo.

Além da quadrilha, da fogueira, balões de papel, bandeirinhas, muitas brincadeiras, vocês já prestaram atenção na variedade de coisas gostosas que temos nestas festas?


São tantas gostosuras principalmente derivadas do milho, como canjica, milho verde cozido ou assado na brasa, pamonha, curau, bolo de fubá; ainda temos vaca atolada, caldo de feijão com torresmo, pé-de-moleque, cocada e por aí vai, a lista é grande.
Ah, me esqueci do famoso quentão e do vinho quente.
                                          Deixo de almoçar pra tomar dois pratos de canjica.

E vocês, gostam desta festa e dos quitutes típicos?

Dieta e Malhação
Portalzap.com
Oitopassos.com
Espaço legal
Veridiana Peres
Turma da Ivone

40 Comentários:

Sandra Portugal disse...

Amo festa junina, especialmente as de cidade do interior, bem tradicionais!
Ainda não tive a felicidade de curtir uma festa de São João no nordeste, mas um dia quem sabe!
Essas imagens que você selecionou me transportaram à lembranças de alegres festas que já participei com vários amigos! Saudades das festas de Maricá, das quadrilhas da família Brandão na fazenda São Bento, na festa de Angra, das festas juninas dos Hotéis Fazenda Villa Forte e Villarejo!!!
Obrigada por me trazer essas boas recordações de momentios tão felizes!
bjs Sandra
http://projetandopessoas.blogspot.com//

Unknown disse...

Eu amo festa junina, Cissa!
Este M~es vamos participar de uma e já estou nos preparativos da roupa!! A decoração e quitutes será por conta da pousada que vamos.Vai ser muito divertiod!
Eu adoro canjica, salsichão e os bolos típicos!
Bjão

Betty Gaeta disse...

Oi Cissa,
Eu adoro festas juninas! Adoro os doces e as bebidas e tb ver as crianças com roupinhas típicas. Aqui perto de casa tem um igreja que sempre faz uma festinho ótima. Estou esperando.
Beijos 1000 e um final de semana maravilhoso para vc.

www.gosto-disto.com

Micheli disse...

OI MAria Célia!
É uma delícia ter tudo isso como parte de nossa cultura...patrimônio imaterial com certeza!
Também adoro esa época!
Beijos,

Micheli
http://repensandoacoes.blogspot.com.br/

Ana Paula Gervason disse...

Eu amo uma festa junina! Comidinhas típicas, roupas coloridas e alegria!!!

Bjss e um maravilhoso final de semana...

http://toutlamour.blogspot.com.br/

ELIANA-Coisas Boas da Vida disse...

GOSTO MUITO DAS FESTAS JUNINAS E SEMPRE FAÇO MUITOS QUITUTES PARA AS QUE ACONTECEM POR AQUI!
FELIZ FIM DE SEMANA
BEIJO

Simara Pink disse...

Oi linda !!!!
ô festa boa eu adoro comida tipica.
Aguardo sua visitinha ta.
http://www.plantaodabeleza.com.br/
BeijossssssssssssSimara ♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥

Pathy disse...

Olá Célia... Adoro festas juninas, e aqui no nordeste pega fogo! Costumo muito á ir para Caruaru, q é considerada a capital do forró, não sei se vc conhece ou já ouviu falar?!?! Gostei muito do seu blog, tanto q já tô até te seguindo! Dar uma passadinha lá no meu bloguinho, e se quiser me seguir também pode ficar á vontade, pois será um grande prazer ter sua companhia lá!

Beijinhos Carinhosos!
Ana Patricia
http://casinhacorderosapink.blogspot.com.br/

Valéria disse...

Oi Maria Célia!
Adoro este período, primeiro que a temperatura por aqui fica mais amena e segundo que adoro tudo que é feito com o milho. Aqui nos reunimos no sítio e fazemos uma grande festa com muitos fogos e fogueira. Muito bom!
beijinhos e um lindo domingo!

sheyla xavier disse...

Cissa
Amo tudo isso!!!
Por aqui no NE é um pouco diferente as comidas... mas o espírito da festa é o mesmo.
bjokasss

sheyla xavier disse...

Oi, ia me esquecendo , qual o email do blog?? Manda para sheylavalenca@hotmail.com

bjosssssssssssss

Beth/Lilás disse...

Nosa, como eu gosto!
Infelizmente, aqui, no Estado do Rio, festa junina agora é mistura de axé,funk,rap,sertanejo. um saco!
Parece que esqueceram totalmente o que é esta festa tão tradicional e eu não vou a uma fazem pelo menos uns 3 anos.
Um pé de moleque, que delícia!
beijos e anarrié

Teredecorando disse...

Hummmmmmmmm....Solte os cachorros!!!! Quanta coisa gostosa na festividade da festa junina.
Eu curto muito as danças e a alegria que é transmitida nessas comemorações. No interior é mais gostoso ainda.
Beijos mil

Anônimo disse...

Depois no Natal, é a festa que eu adoro,com doces,quentão, vinho quente!!!
E os amigos para festejar...
Bjs

Amanda Schuler disse...

Cissaaaa!
Eu amo essa época do ano por causa dessas delícias todas!
Você nem sabe o quanto eu adoro essas comilanças e o clima das festas juninas.
Aqui em SC é uma delícia participar dessas festanças porque o clima é muito frio e tudo contribui pra esquentar. hahaha
beijos

chica disse...

Eu gosto muito ,mas aqui em Poa quase nem vemos nada disso! Só os quitutes podemos fazer! beijos,boas festas,chica

Cristina disse...

Oi Cissa, adorooo os quitutes das festas juninas, por aqui parece que tá perdendo um pouco da essência dessas festas, a festa junina nos colégios que eram bem tradicionais, já não são, músicas variadas bem diferentes das tradicionais pra mim perde um pouco o encanto, quanto aos quitutes amooo quentão e tudo o que oferecem esses festas. Beijosss pra ti e uma semana ótima.

Toninho disse...

É quando vemos a presença dos campos em nossas mesas.Linda tradição que o tempo não apaga.Aqui no nordeste é uma festa maior que Natal para nós mineiros, pois aqui há feriado de no dia de São João e tem inclusive presentes entres pessoas.
Mas sua mesa está perfeita amiga.
Deu saudade do quentão,que aqui não se vê.
Devia ter uma receita,rsrs.
Um carinhoso abraço e bela semana de paz e alegria na familia.

casa de fifia disse...

BOM DIA CISSA
ESSE è O PERÍODO DO NÃO QUE MAIS SINTO FALTA DO BRASIL, ACHO QUE è PORQUE O SÃO JOÃO è UMA FESTA BRASILEIRA, E AS OUTRAS, COMO NATAL, CARNAVAL TEM AQUI TAMBÉM, MAS O SÃO JOÃO COMO SE FESTEJA NO BRASIL, NÃO SE FESTEJA EM LUGAR NENHUM.
AI QUE SAUDADE !!!!


BACI

Unknown disse...

Amiga que delicia de post! Bommm dia!
Amei as mandalas de palha atrás da mesa de demolição e a canequinha branca com quentão é a cara do casa.
Bj minha querida e uma semana iluminada por ai.
Valeria

Ana Lange disse...

Adoro!
Quentão e canjica com leite condensado. Pena q engorda!
bjoss

Sílvia disse...

Oi Cissa passei para conhecer seu cantinho, amei logo esse post, pois aqui no nordeste as festas juninas são o ponto alto de nossas comemorações, amo tudo que é feito com milho. amei seu cantinho, te convido a me conhecer.
Bjos.
Silvia.

Maria Rodrigues disse...

Essa época é tão boa, adorei o post! Obrigada pela visita e pelo carinho.
Boa semana!
Bjos, Mari.

mollymell disse...

Cissa, eu gosto de tudo relacionado com as festas juninas - a alegria, o jeito simples das roupas, a comida, ah, a comida... Sinto muitas saudades, e tenho boas lembranças de festas juninas no interior de Minas.

ps.: minha irmã gostou muito do seu comentário sobre a casa dela. Obrigada minha querida.

Panelinha da Fafah disse...

Vc conhece o São João de Caruaru?
Um festa sem igual! Quadrilhas, fogueiras, milho e canjica!
As comidas são parecidas com as do Sul do país, mas a animação é a mesma!
São João do Carneirinho foi uma das minhas primeiras postagens e adorei preparar todas aquelas comidinhas gostosas. Adoro tudo do São João!

bjs

Carolina Lima disse...

Maria Célia,
sou fã de festas juninas! Adoro tudo: a decoração, as músicas, as brincadeiras e, claro, as comidas! É maravilhoso ver a riqueza da nossa cultura!

Abraços,
Carol
www.umblogsimples.com

Ana Lange disse...

Comi canjica ontem!
Tava tão bom. Pena q engorda.
bjosss

Néia Lambert disse...

Maria Célia, impossível não gostar dessas guloseimas e além do mais, nessa época o friozinho ajuda a aumentar o apetite, rsrs, aprecio muito as festas juninas.

Beijos

Misturação - Ana Karla disse...

Vige maria Célia, eu adoro essa época do ano, essa festa e suas deliciosas comidinhas.
Bom demais.
Alavantu!!! kkkkk
Xeros

Isa disse...

Nossa que saudade! Sou brasileira e moro em POrtugal e o eu sinto muita falta é do Sao Joao daí. As comidinhas são tão boas, e me tras sempre lembranças do meu aniver quando criança que é perto do Sao Joao! Adorei o seu posti e o seu blog! ´´

Beijos

Isa

http://isared.blogspot.pt/

Inventiva disse...

Amo festa junina!!!!Vamos fazer uma aqui em casa esse ano...reunir a familia!!!!Os quitutes é o que tem de melhor!!!!Bj

Lu Barros disse...

Oi, td bem?
Não curto festa juninas, mas essas comidas sim rs.
beijos
Luh
www.sempre-belas.blogspot.com

Lu Barros disse...

Oi, td bem?
Não curto festa juninas, mas essas comidas sim rs.
beijos
Luh
www.sempre-belas.blogspot.com

Milena disse...

Cissa, que saudades! Mudei meu blog e esqueci de salvar os contatos, acabei perdendo todos! Mas te encontrei! Como você está?
Amo festas juninas! Tento ir em todas que me convidam!
Beijo!

http://www.denimfever.blogspot.com.br/

Unknown disse...

Querida amiga,vim te desejar uma quinta -feira cheia de coisas boas.
Obrigada pelo carinho la no casa.
Vc não existe!
Bj menina
Vaaleria

Ana Lange disse...

tenha um ótimo dia, bjosss

Unknown disse...

Olá Cissa

Na próxima 2º feira, voltarei a publicar os posts da viagem. Espero vc lá.

BJ00000000000.................
www.amigadamoda1.com

Fátima Carvalho disse...

Amiga,

Adoro festa junina pois tem muita alegria, cores, animação e comida gostosa.

Bjs,

Fátima

Simone Scharamm disse...

Adoro festas juninas! Só lamento ainda não ter uma casa bem grandona pra fazer um festão!!!rs! Acabo fazendo um lanchinho junino no meu apto mesmo e procuramos festas juninas pelos arredores pra levar as filhas, que também adoram!
Hoje é véspera de S. João e aqui em casa tem que ter canjica e bolo de milho. Vou começar a fazer já, já.
Beijos!

Rosangela Simeão disse...

A sua canjica está tão linda quanto a minha rsrsrsr é tudo de bom e mais um pouco né?!

bjs

Related Posts with Thumbnails

Minha lista de blogs


Mimo da Betty Gaeta

Mimo da Betty Gaeta

Mimo da Betty Gaeta

Mimo da Betty Gaeta

  ©Mundo de Cissa - Todos os direitos reservados.

Template by Dicas Blogger

|

Blog personalizado por Elaine Gaspareto