terça-feira, 15 de novembro de 2011

Deserto florido


 Parque Nacional Llanos de Challe, localizado no deserto de Atacama, Chile, está cheio de cores e flores, temporada 2011 do famoso deserto com flor. Um fenômeno que ocorre durante os meses de setembro e novembro, quando a precipitação é acima do normal para a área, fazendo um monte de germinação das sementes e bulbos que encontram-se latentes, acompanhado da proliferação de insetos, pássaros e pequenos lagartos.
A última vez que houve tantas flores foi em 1989, a partir daí houve algumas floradas, mas não como agora, diz o padre Lúcio, sacerdote de uma aldeia e botânico amador.
Estas flores do deserto de Atacama, são endêmicas, não crescem em nenhum outro lugar  do mundo, algumas em risco de extinção. Há visitantes que arrancam as plantas para levar para casa, mas obviamente, elas não vão crescer lá, arranca-se o bulbo, aí  ele está perdido para o deserto.
É o caso por exemplo, da bela garra-de-leão, uma grande flor vermelha, que marca o apogeu do deserto florido, é a única representante da sua espécie na Terra.
Mesmo com toda esta exuberância o deserto florido ainda é desconhecido, existem poucos estudos completos sobre ele; e não há  recursos disponíveis para estudar um fenômeno tão raro e esporádico.



65 Comentários:

Carolina Lima disse...

Maria Célia,
e dizem que não há vida nos desertos...
Encantadoras essas imagens, essas flores!

Abraços carinhosos,
Carol
www.umblogsimples.com

ELIANA-Coisas Boas da Vida disse...

lindas imagens nem tinha ideia que no deserto existem flores tão lindas!
obrigada por isso!
beijo

Andy Santana disse...

Cissa, que lindo,
eu não conhecia..
adorei saber.. quem sabe um dia eu não visite?
beijos

DULCI disse...

Cissa, entrei no seu mundo e fui entrando e gostando. Vi: Encanto de Lugar. Sua filha Julia, esse cha das cinco, sua casa. Em fim um deserto florido. DEUS É PERFEITO. Amei... Parabéns.

Maria Lúcia - Asas da Imaginação disse...

Oi querida amiga! Parabéns por mais um post lindo e útil!
Que saudade! Estou ilhada; meu blog está excluído, pois acho que ninguém consegue acessá-lo. Deixo-lhe o meu e-mail porque sinto muita saudade de todas vocês: marialuciabgcastro@bol.com.br
Amiga, se puder, divulgue no seu blog que estou ilhada e peça às minhas amigas que se comuniquem comigo por e-mail até que tudo se resolva; faça tb um apelo a quem souber, para que me ajude a voltar à blogosfera no mesmo blog.
Você é muito querida, e desejo que esteja bem. Ah, vi sua nova casa... maravilhosa! Que Deus te abençoe para que vc possa viver longos e lindos anos nela, tá?
Ele é o Todo Poderoso, o dono do nosso fôlego de vida, não é mesmo?
Beijos, querida, para você e todas as outras amigas da blogosfera!
Sei que posso contar com vc,

Ana Paula Gervason disse...

Encantada com essas lindas flores!


Bjss e um ótimo restinho de feriado...

http://toutlamour.blogspot.com/

Mari disse...

Que lindas essas flores hein

Oi estava visitando alguns blogs e encontrei o seu blog adorei...
Já estou seguindo

http://marifriend.blogspot.com/
@Storieandadvic
Espero sua visitinha, adoraria que você seguisse também.
Beijo

Geh disse...

Que flores mais lindas!!!!Achei demais as endêmicas. Lindas demais!!!!

b-jokas

Renata disse...

Oi Maria Célia!!
Que lindas essas flores! A gente conhece tão pouco...jamais imaginei que no Atacama pudesse haver flores tão lindas!
Desculpe se não tenho aparecido tanto...mas com a reforma quase no fim e começando a organizar as coisas para a mudança, a vida está numa loucura!

Beijos, Renata
palpitandoemtudo

liduh disse...

Oi Maria Célia!
Que lindo esse deserto florido;)
Beijos!

chica disse...

Quanta coisa linda há por lá,heim? Adorei ver teu post! beijos, tudo de bom,chica

Betty Gaeta disse...

OI Cissa,
Não sabia deste fenômeno. Que coisa mais linda!
Beijos 1000 e um meio de semana maravilhoso para vc.

www.gosto-disto.com

Milena disse...

Que fotos lindas! O deserto é cheio de vida, que demais!

Beijo!

http://madamenutso.blogspot.com/

Mari disse...

Então flor vou excluir aquele blog porque já tenho um dois fica difícil conciliar
beijo

Valéria disse...

Oi Maria Célia!
Que beleza de post!
A natureza é sábia mesmo, isso só nos mostra como ela é soberana.
Beijinhos e uma linda tarde!

Amanda Schuler disse...

Nem parece desertoo, achei lindíssimo!
a mãe natureza nos presenteia com cada coisa..
beijos

Leila Barreto disse...

AMEI. As imagens são lindas, sou apaixonada por fotografia, principalmente de flores!!

bjux
Tem promo no blog, vem!
bjux
http://www.goyanafashion.com/2011/10/sorteio-melissa-ipe-isabela-capeto.html?spref=tw

Andy Santana disse...

Cissa,
obrigado pelo recadinho,
beijinhos e bom dia

Néia Lambert disse...

A natureza é mesmo pródiga, até mesmo em meio a um solo ressequido nascem essas maravilhosas e lindas flores.

Beijos

Inventiva disse...

Capricho de Deus! Adorei sua casa amiga, é linda! clarinha, iluminada. Muito bom gosto em tudo, que voce seja feliz nela. Bj

Janegal disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Janegal disse...

Oi Maria Celia, obrigada pelo seu carinho no meu blog - volte sempre!!
Que lindo esse deserto e quantas informacoes que eu desconhecia - realmente a natureza e linda!!
Beijos,
Jane
PS - me manda um e-mail? Gostaria de conversar com voce - janegal@gmail.com

Simara Rosado disse...

Olá passei aqui para desejar uma ótima Quinta-Feira...

http://simararosado.blogspot.com/

BeeeeijO!

Maria Rodrigues disse...

Lindo post, amei!
Obrigada pela visita...
Bjos, Mari.

BlogdaPri disse...

Amei o post, lindo !!!! Adorei sua visita no BLOG DA PRI, volte sempre !!!

bjsss PRI

www.blogdapri.com.br

mollymell disse...

Que beleza Cissa, ja vi um programa sobre esse deserto, e e de tirar o folego.

ps.: me desculpe o portugues sem acentos, mas estou no trabalho e o keyboard daqui nao aceitas os acentos de portugues.

She disse...

Nossa, que coisa mais linda! Amei!
Beijo, beijoooo! ;)
She

Ceiça Frota disse...

Oi Cissa,
Que encanto! A natureza é mesmo perfeita!!!

Bjins,

www.garimpus.com

Simara Pink disse...

Eu como amo flores eu iria tirar muitas fotos num lygar assim , adorei a postagem.
Te espero por lá, eu adoro quando vc me faz uma visitinha.
Meus cantinhos:
Blog 1= ( http://plantaodabeleza.blogspot.com/ )
Blog 2= ( http://minhasdivaspop.blogspot.com/ )
Blog 3= ( http://coloridas-artes.blogspot.com/ )
/(,")\\
./_\\.
_| |_................Beijossssssssss simara

Nile e Richard disse...

Oi Cissa.
Que belas flores.
Adorei o texto.
No meu blog de mimos tem um para voce.
bjtos.Nile.

Ana Lange disse...

Lugar lindo. Desertos tb são cheios de vida. Tudo consegue se adaptar quando se trata de sobrevivência.
bjoss

Ceiça Frota disse...

Oi Cissa,
Passando para te desejar, um ótimo final de semana!
Bjins,

www.garimpus.com

NN disse...

Olá tudo bem? Lindo seu post, ficou perfeito!!
Bom fim de semana, fica com Deus e um forte abraço!
http://cmari.blogspot.com/

DONA DE CASA TRABALHA SIM disse...

Olá, Maria Célia!
Tudo bem?
As flores são muitos especiais.
Vem de Deus.
Que você tenha um lindo e abençoado final de semana.
Abraços

Silmara
www.casaefogao.blogspot.com

Liliane de Paula disse...

Já me programei para conhecer o deserto de Atacama. Mas termino ficando por outros locais lindos, do Chile.

Simone Scharamm disse...

Que fotos mais lindas!!!
Espero que esteja bem,amiga!
Um beijinho!

Maria Rodrigues disse...

Um ótimo fim de semana, querida.
Bjos, Mari.

FLAVIA CRISTINA C. disse...

AMORECO, AMEI ESSE POST, QUE COISA LINDA! AMO FLORES.MAS, VIM TAMBÉM TE CONVIDAR PARA PARTICIPAR DO SORTEIO QUE COMEÇOU HOJE LÁ NO BLOG. BEIJOCAS E UMA LINDA NOITE + UM DOMINGO MARAVILHOSO...

Anônimo disse...

Oi Maria Célia,
Eu não usava um batom vermelho a anos, mas sempre me fascinava,comprei um e adorei o resultado!!!Já encomendei mais 2...Vou presentear um para vc, mando o seu endereço no meu e-mail.
belezasemfim@gmail.com
Adorei a sua visita no meu blog,vc é sempre bem vindo!!
Tenha um bom domingo.
Denise

Andy Santana disse...

Cissa, o show foi perfeito,
amei, tirei fotos, filmei, enfim uma coisa de louco.. rs

beijos

Nathália de Freitas disse...

E há quem diga que no deserto não tem nada! Que lindezas de flores! Adorei saber!
Um ótimo domingo pra vc!

Beeijos =*
(Momentos de Beleza)
http://nathdefreitas.blogspot.com

ANA LÚCIA disse...

Impressionante a beleza das flores em um lugar árido. É a mão de Deus pintando a grande tela chamada "natureza", infelizmente existem pessoas que não tem sensibilidade de enxergar a perfeição do "criador"!... Ah! pena que não goste de manga, pois o bolo fica gostoso. mas entendo paladar cada qual com o seu!...
Boa semana,
Ana

DONA DE CASA TRABALHA SIM disse...

Maria Célia

Passei pra te desejar uma linda e abençoada semana pra você e os seus.
Sucesso á todos nós.

Abraços

Silmara
www.casaefogao.blogspot.com

Luma Rosa disse...

Flores lindas e não sabia que o deserto de Atacama florescia. Vai ver que é por isso que é tão especial!!

Uma vez quase fui para lá!! Repensando...

Beijus,

casa de fifia disse...

a vida arranja sempre um jeito de brotar.. até em meio ao deserto.
bom inicio de semana

baci

Betty Gaeta disse...

Oi Cissa,
Passei para desejar uma semana maravilhosa para vc.
Bjkas.

Amanda Schuler disse...

Cissa, agradeço seus comentários lá no blog! :)
vc melhorou bem da saúde?!
beijo

Andy Santana disse...

Excelente terça-feira Cissa...
beijos

Ana Lange disse...

Espero q vc já esteja ótima e 100% minha amiga!!
bjuuss e ótima semana

Danielle disse...

Sou apaixonada por flores!

www.daniesuasdicas.blogspot.com

Patricia Galis disse...

Simplesmente divinas, não encontro outra palavras para descrever tanta formosuras, é Deus mesmo!

ELAINE disse...

Beleza indescritível! Passei pra dar um ôi e desejar uma semana abençoada pra você! Bjnho!
Elaine Averbuch Neves
http://elaine-dentroprafora.blogspot.com/

Zilma Brito disse...

Incrível como uma regiao tao arida pode produzir tanta beleza. A imagem das flores vermelhas nas pedras é mto linda. Valeu por compartilhar. Bjinhoss

Andy Santana disse...

Cissa,
bom dia, e uma excelente quarta feira.

Misturação - Ana Karla disse...

Deserto florido desse jeito é mesmo uma beleza.
Mas o ser ainda é besta mesmo,,,, quem já viu arrancar umas lindezas dessas sabendo que não sobrevive...
Vivendo e aprendendo.
Cissa bom dia.
Xeros

Ana Lange disse...

E ai amiga como q vc está se sentindo? Como q foi essa primeira sessão?
Fui no culto terça e fiz prece pra vc.
bjos

O Celeiro 1 disse...

Que sonho de post Maria Celia, compartilhei la no face.... obrigada pela visita e volte sempre viu ...bj

Ana Lange disse...

Pode contar comigo viu amiga!
bom fim de semana
bjoss

Simara Rosado disse...

Olá!
Tem post novo lá no blog: A make do dia...
Vai lá p vc dar uma olhadinha... =]

http://simararosado.blogspot.com/

Beeeeijos!

Zilma Brito disse...

Oi Cissa, como vai? Por aqui uma chuvinha gostosa que provoca preguicinha na gente.
Adoro suas idas ao meu blog, suas visitas me deixam mal acostumada,rs.
Cissa, e sua saude como esta? Seu tratamento acabou? Peço a Deus que sim, que esteja restabelecida viu?
Bjo carinhoso e feliz finde chuvoso.

Heleninha disse...

Adorei....cada imagem linda!!!

beijos

ZOCA disse...

Cissa , adoro seu blog pois ele sempre nos presenteia com um lugar diferente e uma visão maravilhosa . Obrigada bjos

Unknown disse...

Que lindo post!
Adorei :D

xoxo*
Iv
http://www.ivaniadiamond.com/

Tabuleiro Chic disse...

Que máximo!!!!Amamos estas fotos!!!Beijinhos do TC!!!!

Flora Maria disse...

As flores no deserto simbolizam a vida, a força da Natureza e o milagre da perpetuação da espécie.

Deve ser um espetáculo maravilhoso e emocionante !

Fico muito feliz em saber que v. está bem ! Que essas flores sejam o
sinal de muita saúde e alegrias para você.

Beijo

Related Posts with Thumbnails

Minha lista de blogs


Mimo da Betty Gaeta

Mimo da Betty Gaeta

Mimo da Betty Gaeta

Mimo da Betty Gaeta

  ©Mundo de Cissa - Todos os direitos reservados.

Template by Dicas Blogger

|

Blog personalizado por Elaine Gaspareto