sexta-feira, 19 de agosto de 2011

Penteadeiras

A penteadeira resgata a nostalgia do romantismo.

Simbolo esquecido no século 19, a penteadeira retorna para suprir o vazio deixado na decoração.

Antigamente, pela manhã, era comum as mulheres se prepararem para o dia que vinha pela frente, ou, antes de dormir, preparar a pele.

Como um ritual, elas sentavam na frente do espelho e reservavam um tempo só para elas. Na bancada, perfumes, escovas, jóias, cremes e acessórios que estimulavam a criatividade na escolha da maquiagem, dos brincos, das presilhas...

Agora, a penteadeira volta com tudo para resgatar a rotina simples da vida e, na verdade, significa o elo de delicadeza entre o passado e o presente.

Eu me lembro bem de uma penteadeira da casa de minha avó, com um tampo grande, de mármore, num tom cinza muito bonito, as gavetas em madeira escura, com puxadores bem antiguinhos, a moldura do espelho no mesmo tom da madeira.

A penteadeira da minha avó era semelhante a esta.

Eu era encantada com ela, achava um luxo. Gostaria de resgatá-la, se soubesse do seu paradeiro. Perdeu-se no tempo.

42 Comentários:

chica disse...

Puxa. Lindas e uma delas, igualzinha à de minha mãe, apenas em outra tonalidade.

Adorei! Eram práticas!

Hoje nem cabem mais nos quartos! beijos,tudo de bom,chica

Mona Gouvea disse...

Acho lindas,não acredito que voce tinha uma,a avó do meu marido tem, mas acho que não vem para nos, é linda,bjo.

Unknown disse...

Lindas e românticas!

Bjos

Anabela Jardim disse...

Quando criança lembro-me de algumas penteadeiras nas casas dos vizinhos que tinham móveis mais antigos. Durante algum tempo elas estiveram fora de moda (será?), mas hoje retornam como um objeto de luxo!

Danielle disse...

Queria tanto ter uma.
Cada uma mais bonita que a outra.

www.daniesuasdicas.blogspot.com

Beth/Lilás disse...

Maria Célia, que delícia de resgate em imagens lindas você fez!
Eu também sempre me senti atraída por estes móveis e cheguei a ter uma antiguinha e reformada até pouco tempo, mas depois dei-a para minha irmã. Acho um móvel com um Q muito feminino.
bjs cariocas

Néia Lambert disse...

Maria Célia que bom que você voltou a postar, desejo que tudo esteja bem contigo.

Beijos

Betty Gaeta disse...

Oi Cissa,
Vc está melhor? Espero que seus exames tenham sido tranquilizadores.
A5{ penteadeira é igual a uma que tinha na casa de minha mãe. Tive que vender por falta de espaço na minha casa, mas doeu no meu coração.
Beijos 1000 e um final de semana maravilhoso para vc.

www.gosto-disto.com

mollymell disse...

Bom dia!
Como vai você querida, tudo bem?

Sabe q o primeiro móvel q eu comprei qdo sai da casa de meus pais foi uma penteadeira em um brechó? Linda, com 3 espelhos como essa branca da penúltima foto. Infelizmente qdo me mudei pra America eu não pude trazê-la comigo. Hoje ela está na casa de uma sobrinha.
Adorei sua postagem.
Um lindo final de semana pra você

Margarete Benitez disse...

Oi Maria Célia, adoro penteadeiras, acho uma peça ultra feminina. Tenho uma que ganhei de minha mãe quando fiz 15 anos é uma penteadeira cômoda com espelho e um lindo mármore rosa, sou completamente apaixonada por ela.
Espero que vc esteja se sentindo melhor.Beijos.

Lena disse...

Maria Célia
Que lindo seu blog! Eu adoro decoração e adorei o post. Sou apaixonada por penteadeiras, as vintage então me fascinam. Mas vc postou uma bancada bem moderna em branco, que me deu água na boca. Bjkas com carinho!

Anônimo disse...

Oi Maria Célia,
Eu sou igual á você,adoro a organização.
A respeito nas penteadeiras,a ultima é idêntica da minha avó...
Um beijo e um bom fim de semana.
Denise

Evanir disse...

Carinhosamente desejo a você
um feliz final de semana.
Creia você é muito importante para mim
e lembre sempre.
Deus não é nada do que você
possa imaginar,ele é tudo que
você pode amar sem medo.
Bjs no seu coração,Evanir.
Amiga estou seguindo seu blog.
Amada você sabe como é colocada a cortina que pelo visto fica atrás do gesso do teto.
Te agradeço de coração se puder me ajudar.

Roselia Bezerra disse...

Olá, querida
Minha avó tinha... minha mãe e tias... tempo lindo e que dava margem ao que há de bom na vida...
Um toque feminino no ar...
Bjs de paz e ótimo fim de semana.

Valéria disse...

Oi Maria Célia!

Como você está? Espero que bem, já está por aqui blogando!rsss
Pena não ter espaço para uma, acho-as lindas. Um resgate ao romantismo! Cada uma mais bela que a outra!

Beijo carinhoso e um feliz fds!

casa de fifia disse...

ai è meu sonho de consumo uma penteadeira como aquela rosa,mas elas são bem grande e meu quarto bem pequeno!!
bom domingo.

baci

Ceiça Frota disse...

Oi Cissa,
Nossa acho lindas! Na minha mãe eu tinha uma, agora não tenho mais, snif! Mas estou construindo uma casa e uma das coisas que já falei é que vou reservar um cantinho para minha penteadeira!
Um ótimo domingo!
Bjs

www.garimpus.com

tressebien disse...

Oi Cissa!
Adoro penteadeiras! Quando era adolescente eu tinha uma, depois passei o jogo de qto para a minha sobrinha. hehe
bjos

Andy Santana disse...

Cissa,
uma mais linda que a outra,
parece um sonho..

beijinhos

ONG ALERTA disse...

Chiquérrimas, beijo Lisette.

Isadora disse...

Cissa, penteadeiras são lindas mesmo e as mais antigas sim dão um toque romântico.
Um beijo

Renata disse...

Oi Maria Célia!
Que bom que está de volta!
Gostei demais do post, teve um que de nostalgia.
Também me lembro da penteadeira da minha avó...bom resgatar essas lembranças...
Espero que estejas bem.
Beijos, Renata
palpitandoemtudo

Ghyza.... disse...

OI QUERIDA
Obrigada pela visita e pelo comentário...te desejo uma semana cheia de saúde e amor....beijinhos

liduh disse...

Que liiindas! Queria muito essa primeira, amei;)
Beijos!

Anônimo disse...

Oi Maria Célia, penteadeira é o que há de mais feminino numa casa. Adorei essas que você postou, e adoro a minha que minha mãe me deu. Gostei muito também dos objetos de decoração em vermelho. É muito chique.
Beijo grande,
Elenice

Rosemeire disse...

não consigo resolver qual delas é a mais linda.
amei todas..... todas mesmo..
bjs e excelente semana

janne falcão disse...

Cissa , que bom ve-la de volta , vc esta bem ???? Espero que sim , e a Deus peço e muito pela saude das pessoas que me cativam , estou fazendo um sorteio e vim te convidar ... penteadeiras , menina , ano retrasado , deu briga na familia , o caso de uma delas , meu sogro que ainda morava na casa dos pais dele , deu um apenteadeira para a minha filha mais velha , anos depois que os avós tinham morrido , ainda bem que não deu tempo para eu tirar ela de lá ... uma das irmãs veio busca-la , e minha filha chorou quando soube , meu sogro ficou muito bravo , mas , ela tinha direito...era muito parecida com a quinta imagem .

Fátima Carvalho disse...

Querida amiga,

Que alegria em vê-la de volta. Todos os dias dou uma olhada no seu blog pra ver o que tem de novidade. Você nos presenteia com assuntos variados e mágicos. Essas
penteadeiras são deslumbrantes.

Bjs,
Fátima

Unknown disse...

Olá Cissa

Elas são um encanto, pena os espacos terem diminuído e elas terem quase que desaparecido por completo.

Bjoooooooooo..............
http://amigadamoda.blogspot.com

Misturação - Ana Karla disse...

Célia, sempre me encantei com as penteadeiras.
Essas daqui são lindassss.
Xeros

Anônimo disse...

Eu também quero uma penteadeira, vamos falar isso é tudo de bom, sentar e ter tudo á mão, com certeza ficaria mais bonita. Bjs Eliane

Sandra Portugal disse...

Maria Célia querida,sempre encontro muita coisa linda por aqui! Compartilho com você a felicidade de celebrar 1 ano de existência do Projetando Pessoas, amanhã, 24/08! Venha brindar comigo!
bjs Sandra
http://projetandopessoas.blogspot.com//

Geh disse...

Olá miguxa!!! Por problemas técnicos tive que refazer meu blog, gostaria muito de sua companhia novamente e aproveita pra comentar meu último posts, uma grande troca de informações.

B-jokas

Sonia Guzzi disse...

Um post muito inspirador.
Estou gostando muito do seu blog.
Li a sua sugestão na Gi, para melhorar o blog. Qual o blog da Elaine Gasparetto?
Também preciso arrumar o meu.
Gde abraço, em divina amizade.
Sonia Guzzi

Andy Santana disse...

Cissa..
eu amo a Beyoncé e já fui no show dela.. e iria novamente pois vale mto a pena.

BEIJINHOS E bom dia.

De Mattos disse...

Olá Maria Célia!Como vc está? Fico feliz de ver seus comentários no blog pq são um sinal de que a sua rotina vem sendo retomada. Estou certa?
Eu podia jurar que havia comentado nesse seu post, mas cometi o erro de tê-lo lido e não ter comentado. Desculpe-me.
Acho as penteadeiras um dos maiores símbolos de feminilidade dentro de uma casa. Elas representam a vaidade feminina, são um local dedicado à beleza da mulher!Eu adoro!Tenho excelentes lembranças da minha infância na casa da minha avó, brincando de casinha. Na minha fantasia, eu era uma mulher muito chique e ficava ali, em frente ao espelho, me arrumando e passando perfume!Bons tempos!!
Um bj grande pra vc e espero que esteja muito bem, com saúde e paz!!

Doce Ateliê disse...

Oie espetáculo de pessoa !!!!
Que delícia chegar e ter um recadinho teu lá no nosso cantinho, doramos !!!
Ah que viagem no tempo deliciosa essa, lindas as penteadeiras, lembrei de uma que minha mãe tinha linda e única.
Valeu o passeio.
beijo com carinho.
Chris e Dwan/Acre

Ale Quejinho disse...

Minha primeira vez por aqui, estou amando!
Ale

Penélope disse...

Quem não se rende diante do encanto e do charme de uma penteadeira.
Elas são muito belas.
Eu adoro combinações de peças antigas e delicadas ao meio de peças mais modernas.
Abraços

Anna Thereza Di Maximo disse...

Maria Celia,
Cada qual mas linda que a outra!!!


Bjs da Espanha

http://divinanoiva.blogspot.com/

Patricia Galis disse...

Imagens maravilhosas qe nos remetem a um glamur que não podemos esquecer, parabens seu blog é nota mil.

Matteo Taffuri disse...

Grazie Maria!
have a nice day
greetings from Tuscany
Matteo

Related Posts with Thumbnails

Minha lista de blogs


Mimo da Betty Gaeta

Mimo da Betty Gaeta

Mimo da Betty Gaeta

Mimo da Betty Gaeta

  ©Mundo de Cissa - Todos os direitos reservados.

Template by Dicas Blogger

|

Blog personalizado por Elaine Gaspareto