segunda-feira, 11 de abril de 2011

Bordados

Dá gosto ver-te bordar assim…
Levas em jeito de brinca
deira
Tua fausta trabalheira,

Bordando horas sem fim

Borda bordadeira, borda

Mas atenta à canseira…
Que teus dedos calejado
s,
Quedam-se já cansados,
De bordar a vida inteira

Fátima Rodrigues

A magia do bordado pode ser descrita numa história tão longa, como a história da própria humanidade.

Apesar de cada vez mais rara, a arte de bordar persiste em algumas famílias, em associações que reúnem mulheres em volta de linha, agulha, tecido e muita habilidade.

Ponto cruz, richelieu, crivo, sombra, cheio, rococó e vários outros, são alguns tipos de pontos que as bordadeiras, as mãos de fada, executam com criatividade, que enchem os olhos e encantam a alma.

Mesmo em pleno século 21, a tradição do bordado não se perdeu, apesar da produção industrial dos dias atuais.

O capricho na confecção é um traço comum, contudo, os temas bordados são variados: natureza, folclore, religião, cenas do cotidiano e até mesmo pessoas.

Não podemos deixar que esta arte se perca , temos que valorizar o artesão, muitos ainda sobrevivem do bordado.

O bordado sempre tem uma história, e atravessa gerações com a mesma beleza, com seus traços finos e arremates perfeitos.




38 Comentários:

chica disse...

Que riuco post esse. Lembrei dos bordados que minha mãe fazia.Eram lindos. Tenho uma irmã que também bordava muito bem. As duas faziam trabalhos que pareciam pinturas.


Adorei ver tudo aqui! Devem ser valorizadas mesmo! beijos,linda semana!chica

Rosiane Teixeira disse...

Lindos bordados, nunca tive habilidade para tanto.Minha mãe adora.
Um beijo querida.
www.rosianeteixeira.blogspot.com

welze disse...

linda homenagem às mãos de fadas. na minha família tivemos várias, que hoje bordam asas de anjos e outras ainda nos surpreendem cada dia mais com sua afinidade com as linhas, cores e agulhas. lindas fotos. boa semana

Helena Garcia disse...

OI, amiga querida !

Que delicadeza! Que mãozinhas abençoadas !! Trabalho rico e precioso ! Pra se guardar !!

Um beijão pra vc e uma linda semana cheia de bênçãos !
Helena
http://diaadiacorridinho.blogspot.com

Luma Rosa disse...

A minha mãe bordava divinamente e olhar as imagens do seu post, me fez ir lá atrás na memória e sentir a nostalgia de um momento cheio de delicadezas! Obrigada por este resgate! Beijus,

Carolina Lima disse...

Os bordados me encantam. Não sei bordar, mas não foi por falta de ensino. Minha mãe borda ponto cruz e tentou me ensinar, mas não gostei tanto de fazê-los, gosto mesmo é de admirá-los!
E como você muito bem disse: não podemos deixar que esta arte se perca!

Abraços,
Carol
http://bembemsimples.blogspot.com

Rô... disse...

oi Maria Celia,

que lindos trabalhos,
me encantou,

valorizo demais trabalhos manuais e esses que escolheu são maravilhosos,
lembraram a casa da minha avó...
quando ela ,minha mãe e minha tia ficavam bordando nas tardes de sábado...

linda terça e muitos beijinhos

Ceiça Frota disse...

Oi Célia!
Qts trabalhos bonitos! Acho bordados super delicados e um jeito carinhoso de decorar o ambiente!
Bjins
garimpus.blogspot.com

Lourdes Sabioni disse...

Eu bordei por muitos anos, vivia cheia de encomendas. Era uma expert em ponto cruz. Hoje não bordo mais, os olhos não ajudam...Mas se chegar um neto, volto a bordar sim , nem que seja com lupa! KKKKKK!
Beijos!

Maria Auxiliadora de Oliveira Amapola disse...

Bom dia, querida amiga Maria.

Bordado é lindo demais. Essas peças que você mostrou são maravilhosas.
Dá saudade de quando, as moças faziam o seu enxoval todo bordado, antes mesmo de arranjar o noivo.

Sobre aquele comentário seu, eu adorei!! É igual ao episódio que narrei.

Um grande abraço.
Tenha uma linda semana, cheia de paz e alegrias.

Simone Scharamm disse...

Oi, Maria Célia,
Bom dia!!!
Amei o post! Cresci em meio aos bodados que mamãe fazia! Hoje, ela já não tem paciência e a visão não ajuda, mas aprendi um pouquinho pra repassar para as filhas! Acho lindo demais!
Beijos!

Milena disse...

Quanta coisa linda! Amo bordados! Beijo!

http://madamenutso.blogspot.com/

Fernanda Fernandes disse...

MARAVILHOSOS BORDADOS...LEMBRO DE MINHA AVÓ ...BORDADEIRA DE MÃO CHEIA,TRABALHOS LINDOS E FINOS COMO ANTIGAMENTE

BJS

FERNANDA

Valéria disse...

Oi Maria Célia!
Minha mãe era uma bordadeira de mão cheia, mas eu não herdei o dom. Grávida de meu primeiro filho, já sem minha mãe, minha sogra me ensinou a bordar e eu fiz todo o enxoval de meu filho, até o bercinho. Hoje só faço ponto de cruz. Há períodos que quero bordar tudo com esse ponto, depois deixo pra lá. É realmente um dom dessa mãos de fadas um tanto esquecidas. Beijos e boa semana!

Néia Lambert disse...

Maria Célia, as máquinas chegaram e facilitaram o trabalho do bordado em série. Porém, o encanto do trabalho manual onde em cada ponto a bordadeira deixa um pouco de si, é incomparavelmente mais belo.

Beijos

Mona Gouvea disse...

Como eu amo bordar, voce ja foi conhecer meu atelie virtual?, tem sorteio la , te aquardo,abraço.

Maria Lúcia - Asas da Imaginação disse...

Oi Cissa!
Maravilhosos bordados! Eu sou apaixonada por bordado livre.
Amiga, a receita de batata ao murro está no ndicador "Culinária" lá em casa. Passe lá, fique à vontade.Se eu não estiver, entre assim mesmo...rsrsrs.
Beijos.

Doce Ateliê disse...

Bom dia lindona,
quantos bordados lindos !!!!!
cada um no seu estilo,mas todos maravilhosamente belos.
lembro qu no dia que aprendi ponto cruz,não dormi a noite...rs, só ficava dizendo: Meu Deus muito obrigada, não acredito que aprendi. E isso com um sorriso bocó no rosto...uma delícia.
Beijo com carinho.
Chris e Dwan/Acre

Mundo da Lili disse...

Gente isso é uma arte! Lindo demais!

She disse...

Quanta coisa linda, adorei!
Beijo, beijoooo!

Renata disse...

Oi Maria Célia!
Lindos! Acho um dom saber bordar. Eu até que já tentei, mas a vista me trai e não tenho constância no ponto, nunca ficam iguais.
Te espero para o sorteio...
Beijos, Renata
palpitandoemtudo

Unknown disse...

Oi amiga,

Sou fascinada por bordados e essas
peças são lindas. Pena que não nasci com esse dom. Carina faz ponto cruz muito bem.

Bjs,
Fátima

Betty Gaeta disse...

Oi Cissa,
Amo bordados, mas nunca fui boa bordadeira. Qdo estava grávida de minha filha até arrisquei, mas sem muita convicção.
Bjkas e uma noite maravilhosa para vc.

www.gosto-disto.com

Amanda Schuler disse...

tentei aprender uma vez
mas minha vó faz *-*

lindo post
beijo

Ana Lange disse...

eu amo bordados, eu fazia quando era mais nova e tinha tempo sobrando. Era tão bom!

Mari Sabel disse...

Adorei o bordado do campo seguido da árvore... mto rico nos detalhes.
eu nunca consegui fazer nada com uma agulha. hehe

bkjas

Coisas Di Karol disse...

Cada belezura, uma artista!!! Gente queria tanto saber fazer algo assim... Pura Arte !!! oBRIGADO POR PARTICIPAR DO NOSSO SORTEIO !!! Realmente Célia a PRI DO DOCE CABANNA é um espetáculo de pessoa...

Um grande abraço!!!

TE ESPERO LÁ NO MEU CANTINHO

Danielle disse...

Quanta coisa bonita.
Adoro bordado!

www.daniesuasdicas.blogspot.com

Inventiva disse...

Que lindo post...a poesia então, nem me fale. Minha avó bordava richelieu, nunca consegui aprender, super dificil. bateu uma saudade agora....

No Maria Baphônira tem... disse...

amada que lindo o poema sobre bordado. Sei bordar um pouquinho de ponto cruz. mas não tenho muita paciencia. rsrsr
Besos, besos.
http://vivi-aninha.blogspot.com

Flora Maria disse...

Admiro muitíssimo essa arte, e acredito que ela nunca perderá seu lugar !
Minha mãe bordava muito bem mas eu não herdei dela essa qualidade. Faço umas "tapeações", mas bordar mesmo, aquele ponto perfeito, certinho, estou há anos luz disso !!!

Lindos bordados você mostrou, Maria Célia !
Beijo

GIL disse...

E voltou com tudo bordado e temos poucas bordadeiras, lindo post e homenagem....parabéns a sua filha dia 05 foi do meu marido, dia 01 a nora e 18 meu filho, uma loucuuuuura.....bjks....Gil

Simone Scharamm disse...

Oi, Maria Célia,
Vim agradecer o seu carinhoso comentário e desejar um lindo fds!
Beijos!

Carla Nunes disse...

Oi Cissa, to na área!! \0/
Eu acho esses bordados que retratam paisagens muito lindos! ;)

Bjok :*

Betty Gaeta disse...

OI Cissa,
Passei para desejar um final de semana maravilhoso para vc.
Bjkas

Rayanna Lucylle. disse...

Quanta coisa linda!
Amei, e tô seguindo!
Segue de volta?
Beijos, te espero lá :D

meninamarlld.blogspot.com

Nathália de Freitas disse...

Bordar é um arte!
Lindas as imagens!
Obriagada pelo comentário lá no blog, os produtos VS são ótimos mesmo! :)
Desejo um ótimo fim de semana, Maria Celia!

Bjooo

Nath de Freitas
http://nathdefreitas.blogspot.com

Bjooo

Teredecorando disse...

Eu acho lindo qualquer tipo de bordado. Enriquece qualquer peça ou trabalho.
Eu, no momento, estou fazendo patchwork. Tem que ter muita paciência para fazer bordados como este.
Amei o post.

Related Posts with Thumbnails

Minha lista de blogs


Mimo da Betty Gaeta

Mimo da Betty Gaeta

Mimo da Betty Gaeta

Mimo da Betty Gaeta

  ©Mundo de Cissa - Todos os direitos reservados.

Template by Dicas Blogger

|

Blog personalizado por Elaine Gaspareto