quinta-feira, 10 de março de 2011

Arte de esculpir plantas


Eu sou grande apreciadora desta técnica artística, chamada topiária ou topiaria.
Acho de uma beleza ímpar e que exige mãos de mestre.





A palavra topiaria vem do latim topiarius e significa “a arte de adornar os jardins”. É uma técnica avançada de jardinagem que tem por objetivo dar formas esculturais às plantas.

É uma arte antiga, cuja origem remonta a 500 a.C. Foi explorada nos jardins suspensos da Babilônia. Na Inglaterra, os jardins formais abusavam das plantas topiadas, assim como em Roma.

Entretanto, a grande difusão dessa arte se deu por meio do paisagista André Le Nôtre, na criação de um dos jardins mais bonitos do mundo , no Palácio de Versalhes, na França, em 1662.

Arte sofisticada, a topiaria não é muito usada no Brasil. Sua presença no paisagismo está historicamente relacionada com a nobreza e o clero. A técnica atravessou séculos nos monastérios e castelos medievais, retornando com grande popularidade no Renascimento, sendo elemento constante nos jardins formais ingleses, holandeses, italianos e franceses.

Com a revolução paisagística provocada pelos jardins informais ingleses no século 18., a topiaria perdeu força. No Brasil, os jardins tropicais de Burle Marx são avessos às topiarias, assim como qualquer técnica que modifique a forma natural das plantas.

Contudo, a topiaria sobreviveu às intempéries, mesmo sendo rotulada de cafona e antiquada.
Ela re
ssurgiu nos jardins contemporâneos e minimalistas, com formas geométricas simples ou abstratas, que conferem modernidade aos ambientes.
Aqui topiaria feitas em vasos.
Nos jardins orientais, elas também são bem-vindas, desde que tenham formas naturais de plantas, à semelhança da arte bonsai

67 Comentários:

Aline disse...

Cissa, uma verdadeira professora hein!!!
A história é bem legal...
são lindas essas topiarias...
amei os golfinhos e os jardins...
divinamente apaixonantes né...
Imagina que sonho ter um desses??!!

Beijosss amiga

Unknown disse...

Olá Amiga

Versalhes é magnífico.
Vim lhe contar um segredinho, na próxina semana haverá outro sorteio de uma joia exclusiva.

Bjoooooooooooo............

http//amigadamoda.blogspot.com

chica disse...

Incrível essa arte.Maravilhosa e adorei ver!beijos,tudo de bom,lindo fds!chica

Juliana disse...

Gente!
Que incrivel!!! Quanta coisa linda!!
Fiquei encantada! Imagina que delicia um passeio num jardim desses...

Bjos
Juliana
http://miscelaneadajuju.blogspot.com
www.lasantastore.com.br

Ceiça Frota disse...

Oi minha amiga!
Nossa que sds boa senti de vir aki! Vi essas plantas e me lembrei daquele filme ...mãos de tesoura... achava que era coisa de filme. Acho mt lindo esse trabalho. Minha mãe é apaixona por plantas!
Um ótimo final de semana!
Bjs
garimpus.blogspot.com

Lucas disse...

QUE LEGAL ESSAS FOTOS
GOSTEI PASSA LÁ

janelinhaazul.blogspot.com

Néia Lambert disse...

Magnífico, deslumbrante! vc tem um bom gosto Maria Célia, quantas coisas lindas por aqui.

Beijos

Mari Sabel disse...

Tbm acho linda essa técnica!
nunca me esqueci do filme Edward mãos de tesoura por causa disso.

bjkas e bom fds!!

Unknown disse...

wow!!!



xoxo from rome
K.
http://kcomekarolina.blogspot.com/
(LAST day of my GIVE-AWAY)

No Maria Baphônira tem... disse...

gente... isso é lindo demais...
Deus deu um talentoo icrivel a essas pessoas.

Besos, besos.
http://vivi-aninha.blogspot.com

Danielle disse...

Quanta coisa linda, é pra encantar qualquer um.
BJÃO!

www.daniesuasdicas.blogspot.com

Amanda Schuler disse...

que perfeeeeeeeeito isso *-*
acho muito lindoo
adorei o post
beijo

ELIANA-Coisas Boas da Vida disse...

LINDO DEMAIS ESSES JARDINS ADORARIA CONHECER UM DESSES PARA CUIDAR DO MEU JARDIM QUE ESTÁ UM HORROR!
VC SEMPRE DESCOBRINDO MARAVILHAS POR AÍ!
BEIJO

Margarete Benitez disse...

Oi Maria Célia, você conheceu o Cypress Garden na Flórida, é um lindo lugar, que infelizmente está fechado, lá vi belíssimas esculturas, um lugar encantador.
Beijos e um lindo final de semana.

ÉPOCA BOUTIQUE disse...

Oie!
Que post lindo de ver, tb sou mto fã da técnica, meus favoritos são os que formam labirintos, DIVINOS!
Bjoks linda
Pri

www.epocaboutique.blogspot.com

ÉPOCA BOUTIQUE disse...

Oie!
Que post lindo de ver, tb sou mto fã da técnica, meus favoritos são os que formam labirintos, DIVINOS!
Bjoks linda
Pri

www.epocaboutique.blogspot.com

ÉPOCA BOUTIQUE disse...

Oie!
Que post lindo de ver, tb sou mto fã da técnica, meus favoritos são os que formam labirintos, DIVINOS!
Bjoks linda
Pri

www.epocaboutique.blogspot.com

Helena Garcia disse...

OI, amiga !!

Nossa, estas plantas são verdadeiras obras de arte!! Adorei cada uma delas!!
Aqui em casa tenho um vaso com aqueles " buchinhos" - redondinho...que adoro!!
Obrigada, amiga, pela sua visitinha carinhosa lá no blog, viu?

Um beijão cheio de carinho, querida!
Um delicioso fim de semana pra vc!
Helena
http://diaadiacorridinho.blogspot.com

Betty Gaeta disse...

Oi Cissa,
Eu adoro esta arte, mas nunca vi nada parecido com o que vc postou. As imagens estão maravilhosas e aquela dos golfinhos é inacreditável!
Bjkas e um ótimo final de semana para vc.

www.gosto-disto.com

Mundo da Lili disse...

Que lindooo...........

orvalho do ceu disse...

Olá, querida
Que encanto de ornamentos para jardins!!
Valeu a pena passar por aqui e apreciar tamanha beleza!!!
Estava mesmo precisando refrescar a mente...
Bjs de paz e excelente fim de semana.

DOIDINHA DA SILVA disse...

Que legal,aprendi um pouco sobre topiaria...

Thay disse...

Nossa que linda arte! Obrigada pela visita lá no meu blog!! Bjs

mundolilas10.blogspot.com

Anônimo disse...

Gente que lindo! Encantada! Beijos Eliane

welze disse...

gosto demais dessa arte. em Ouro Fino, cidade mineira pertinho de Lindóia e Águas de Lindoia tem um jardim assim, pelo menos era assim, há alguns anos. logo que vi as fotos me lembrei dele. espero que esteja ainda bonito e bem cuidado, como quando o conheci. bom final de semana

She disse...

Queridaaaaa, AMEI o seu post, pois tb sou muito fã da topiaria, adorei saber um pouco mais sobre essa técnica e ver essas lindas imagens. Obrigada por compartilhar! ;)
Beijo, beijoooo!
She

Ana Lange disse...

Eu sempre amei isso. É uma obra de arte viva!

Nathália de Freitas disse...

Oi Maria Celia!
Que arte lindaaa!
Amei as imagens!
Ótimo final de semana!

Bjooo

Nath de Freitas
http://nathdefreitas.blogspot.com

Amanda Schuler disse...

exatamente Cissa.. as vezes a caneta foge do rumo e acaba entrando na unha e borrando, hahaha
mas nada que um pouco de prática não resolva

beijos

GIL disse...

Maria Celia, vc assistiu mãos de tezoura com Johnny Deep, além de cortar cabelos, ele cortou uma arvore e ficou linda, não sei se vc viu...lembrei....bjks...Gil

Nile e Richard disse...

Oi Maria Célia.
Lindas topiarias.
Boa semaninha para voce.
bjtos.Nile.

Anônimo disse...

Olá,
Que coisa linda! Mas os golfinhos são inacreditáveis!
Bjssssss

Simara Pink disse...

Eu amo plantas de paixão adorei a postagem .Sim linda sobre as unhas gosto não se discute né que pena que não gostou.Te aguardo por lá viu seja bem vinda ao meu cantinho.
/(,")\\
./_\\. Beijossssssssss
_| |_................ simara
http://plantaodabeleza.blogspot.com/

Maria Lúcia - Asas da Imaginação disse...

Oi amiga querida! Mais um show de beleza, cultura e bom gosto! Maravilhosas obras de arte!
Obrigada por compartilhar conosco!
Cissa, obrigada pelo carinho de suas palavras lá em casa. Vc é uma amiga muito especial.
Beijos.

tressebien disse...

Oi Cissa!!
Adorei essa técnica. Você sabe que vim conhecer isso agora com o casamento. O pessoal da decoração que apresentou umas peças de topiara. Achei lindo, mas acabamos não escolhendo nada disso.

bjo

Valéria disse...

Oi Cissa!
Que fotos!
Topiarias maravilhosas!
A topiaria é realmente uma arte, mãos prodigiosas escrevem essas poesias inspiradas na natureza e pintadas de verde.

Unknown disse...

Olá Cissa

Passando para lhe deixar um beijinho...

Bjoooooooooo...........

http://amigadamoda.blogsopot.com

Carla Nunes disse...

Oi Cissa! Tudo muito lindo! Queria um jardim assim! =D

:*

welze disse...

como sempre, você muito carinhosa comigo. agradeço demais da conta. boa semana

Érica Amorim disse...

Oi Cissa!

Como vai?

Ai, conhecer o Palácio de Versalhes é um dos meus sonhos de consumo! Aliás, conhecer Paris é um sonho de consumo (e bota consumo nisso!)... realmente que domina essa técnica deve ser prestigiado, já vi trabalhos lindíssimos que mal da pra acreditar que as esculturas são de planta mesmo.

bjãO
ótima semana!

Carolina Lima disse...

Não sabia que esta arte tinha esse nome!
Realmente são lindas...uma verdadeira obra de arte!

Ótima terça-feira!
Abraços,

Carol
http://bembemsimples.blogspot.com/

Maria Auxiliadora de Oliveira Amapola disse...

Boa noite, querida amiga.

Que maravilha!!!

A primeira vez que vi essa arte foi no filme Edward mãos de tesoura.

Mas essas daqui são um show!!!

Obrigada por compartilhar.

Um grande abraço.
Tenha uma linda noite, cheia de paz e alegrias.

Unknown disse...

Olá Cissa

Estas imagens me encantaram e não me canço de olhar.
Vim agradecer sua visita e lhe desejar uma ótima noite!

Amanhã é dia de ESPAÇO DAS ARTES, vc não pode perder...

Bjoooooooooooo..............

http://amigadamoda.blogspot.com

Unknown disse...

Nossa que coisa mais linda...Adorei as fotos!!!!
Beijo
Helena

Maria Auxiliadora de Oliveira Amapola disse...

Voltei para admirar essas maravilhas... Parece filme de ficção.

Um grande abraço, querida amiga.

Doce Ateliê disse...

Bom dia lindona,
quantas coisas lindas !!!!
Como talento e criatividade fazem o mundo ficar mais bonito. Amamos tudo.
beijo com carinho.
Chris e Dwan/Acre

Cristina disse...

Oi Cissa, que post maravilhoso, to encantada, que coisa mais linda. Adorei! Beijocas pra ti e uma ótima semana!

Cynthia disse...

Ai que lindosss né? Uma obra de arte mesmo.
Beijosss flor!!
E obrigada pelo comentário hehe :***

gavetafeminina.blogspot.com

Márcia Chaves disse...

Incríveis, não são??? Pena que não vemos muitos trabalhos desses por aqui.

Abs

Márcia

Amanda Schuler disse...

Agradeço muito pelos seus elogios Cissa! :D
volte sempre
beijos

Unknown disse...

Meu Deus, isso é divino.
Maravilhoso. Amei ♥

Flor de Maio disse...

Oi Maria Célia,
Amei as fotos!
Muito legal unir forma e natureza.
Deixei um Meme para voce em meu blog, espero que goste!
Bjs

Flor de Maio disse...

Oi Maria Célia,
Amei as fotos!
Muito legal unir forma e natureza.
Deixei um Meme para voce em meu blog, espero que goste!
Bjs

Flor de Maio disse...

Oi Maria Célia,
Amei as fotos!
Muito legal unir forma e natureza.
Deixei um Meme para voce em meu blog, espero que goste!
Bjs

Unknown disse...

SUAS POSTAGEM ENRRIQUECEM MEU DIA...OBRIGADA AMIGA....
CISSA, A SUA CAIXA VOLTOU,MANDEI O END ERRADO. VOU REPOSTADAHOJE, A TARCDE TE PASSO O RASTREIO...ME PERDOEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEE...SOBRE UM DEMAQUILANTE.... OLHA A OCEANE TEM UM EM TOALHINHAS QUE ÉBARATO ENAO FICA ARASNAO,ENAO RESSECA A PELE....A NATARURA TEM UM BOM TB E A CLEAR TB.BEIJOS

Fernanda disse...

Tb adoro suas lições culturais!!
Ameiii os golfinhos, da primeira foto, que fofo!!

Ps: verdade, o mocassim puxa um pouco pro lilás.

Bjs!!!

Fernanda disse...

Esqueci de dizer... aquela colagem que vc gostou, fiz em um site chamado polyvore. é divertido brincar de colagem por lá. entre para conhecer. acho que vc vai gostar. www.polyvore.com

bjs

Unknown disse...

Cissa obrigada pela visita, vou confessar que eu não sei como se poem ao certo, eu coloquei daquele jeito e deu certo, ficou, kkk ♥

maria almeida disse...

Oi! Bom dia!!! vir aqui me encanta, seu cantinho é lindo.
A duvida é : chama-se nozes de margarina, pequeninos pedaços do tamanho + ou - de um noz pode ser nós moscada que é mais pequenina,
ser, pequeninas quantidades.
Abraço amiga e até sempre.bj

Betty Gaeta disse...

Oi Cissa,
Passei para desejar a vc um ótimo final de semana.
Bjkas

Anônimo disse...

Nossa quanta imagem linda, de encher os olhos!
Meu sonho é ter um jardim, um dia!
Bjus

Inventiva disse...

Ola amiga, estou de volta. Obrigada pela doce presença de sempre. Beijo

Bela disse...

Ei anjinha Maria célia!!!Eu já resolvi sim eu vou mudar quando o blog fazer aniversário.Bjks.Bela.
www.anjnhasdegloss.blogspot.com

Flora Maria disse...

Confesso que fico um pouco dividida quanto à essa arte...
Gosto de jardins naturais, quase silvestres e entendo que as plantas devem seguir seu caminho natural.

Mas também acho muito bonitos esses trabalhos !

Beijo

Misturação - Ana Karla disse...

Uma arte que não é para todos.
Sofisticada.
Xeros

Simara Pink disse...

E de ficar olhando umas 5 horas , lindos adorei.Te aguardo por lá viu seja bem vinda ao meu cantinho.
/(,")\\
./_\\. Beijossssssssss
_| |_................ simara
http://plantaodabeleza.blogspot.com/

Unknown disse...

Olá Cissa

Vim te desejar uma ótima noite.

Bjoooooooooooooo............

http://amigadamoda.blogspot.com

Related Posts with Thumbnails

Minha lista de blogs


Mimo da Betty Gaeta

Mimo da Betty Gaeta

Mimo da Betty Gaeta

Mimo da Betty Gaeta

  ©Mundo de Cissa - Todos os direitos reservados.

Template by Dicas Blogger

|

Blog personalizado por Elaine Gaspareto