domingo, 27 de fevereiro de 2011

Obra de arte

Vou falar um pouquinho sobre um pintor maravilhoso, contemporâneo de Monet e mostrar alguns de seus quadros mais famosos.
"O impressionismo não é uma arte, é uma filosofia de vida".


Jacob Camille Pissarro foi um dos pintores paisagistas mais influentes do movimento impressionista.
Nasceu na Ilha de ST. Thomas, no Caribe, em 10 de julho de 1830.

Pissarro foi educado em colégio interno parisiense e, quando terminou seus estudos, regressou para ficar à frente dos negócios da família; mas sua verdadeira paixão, a pintura, foi mais forte.

Camille Pissarro conheceu o pintor dinamarquês, Fritz Melbye e com ele saiu em uma expedição às Antilhas dinamarquesas para estudar a fauna e a flora da Venezuela.

Pissarro, com 23 anos, foi morar em Paris, dando início a sua carreira de pintor. Nessa época conheceu Cézanne e Monet de quem se tornou grande amigo, entre outros pintores impressionistas.

No início da guerra franco-prussiana (1870-1871), Pissarro foi morar na Inglaterra e quando regressou, a maioria dos seus quadros tinham sido destruídos.

“Pissarro é um dos pintores paisagistas mais importantes do século XIX. Sua obra se caracteriza por uma paleta de cores cálidas e pela firmeza com que consegue captar a atmosfera, por meio de um trabalho preciso da luz”. Entre as técnicas utilizadas pelo pintor francês, destacam-se, o pontilhismo e a técnica da divisão das cores através da utilização de manchas de cor isoladas.

Em 1895, desenvolveu uma doença nos olhos, que fez com que sua vista de deteriorasse e forçou a trabalhar em ambientes fechados.

Como conseqüência, muito de seus últimos quadros, especialmente paisagens urbanas de Rouen e Paris, foram vistos através de janelas.
Pissarro morreu em novembro de 1903, em Paris, deixando para trás um grande legado de quadros, águas-fortes e litogravuras. Ele próprio um grande pintor, um homem bondoso e gentil, teve uma poderosa influência sobre os outros artistas de sua época.

A maioria de seus quadros encontram-se em importantes museus do mundo e em poder de colecionadores.




pintoresfamosos.com.br - Todos os direitos reservados

52 Comentários:

Maria Lúcia - Asas da Imaginação disse...

Oi amiga! Que post lindo! eu amo pintura! E estas que vc escolheu são belíssimas!
beijos. Obrigada pelo carinho de sua visita lá em casa!

Inventiva disse...

Obrigada pela doce visita, como sempre. Adoro os impressionistas, às vezes até me arrisco a arrancar algum traço, mas nunca mostro a ninguem....Mestres....Obrigada pelas lindas imagens. Bj

Tati disse...

Oi Cissa, eu adorei conhecer um pouco de Pissarro aqui. Adoro esta fase da pintura (como não adorar?) e também da história. Na verdade, amo literatura inglesa que retrata esta época. São minhas favoritas.
Conheço pouco de arte, mas adoro. Para aproveitar a beleza a gente nem precisa entender tanto, não é? Mas suas explicações foram ótimas, claras. Saio mais culta!
Obrigada.
Beijos.

Unknown disse...

Oi, Maria Célia

Obrigada por nos presentear com
essas obras primas.

Bjs,

Fátima

Renata disse...

Oi Maria Célia!
Não conhecia Pissarro, aliás conheço muito pouco sobre pintura. Obrigado por nos mostrar coisas tão lindas e ensinar um pouquinho do que sabe.
Beijos, Renata
palpitandoemtudo

No Maria Baphônira tem... disse...

quanta coisa linda. queria tanto ter vivido nessa época. pra mim realmente foi uma época de criações. Agora ninguém cria ´so reinventa.
Besos, besos.
http://vivi-aninha.blogspot.com

Doce Ateliê disse...

Oi lindinha,
não conhecáimos esse pintor,mas já ficamos apaixonadas.Como somos fãs do van ghog e o estilo é o mesmo, nos identificamos na hora.
Beijo com carinho

Michele Rodrigues disse...

Ei Cissa, quero agradecer por toda a atenção que vc tem comigo, entrando em meu blog sempre, com palavras carinhosas.
Parabéns pelo poste de tão bom gosto e de grande informação.Adorei!Bjos

Juliana disse...

Oi Maria Célia!
Adorei seu post...
Saber um pouquinho mais sobre esse artista tao maravilho que foi Pissarro!
Boa semana pra vc!

Bjos
Juliana
http://miscelaneadajuju.blogspot.com
www.lasantastore.com.br

Simara Pink disse...

Como eu adoro arte eu amei sua postagem .Linda desculpa minha ausência , estou trabalhando muito mas adoro vim aqui viu.Depois da uma passadinha por lá eu vou adorar sua visitinha .Vc sabe né que vc será sempre bem vinda por lá.
/(,")\\
./_\\. Beijossssssssss
_| |_................ simara
http://plantaodabeleza.blogspot.com/

Isabelita @novamodaemdstq disse...

Adoro saber mais sobre arte e seu post foi caprichado hem!!

Fiquei encantada com os quadros e as pinturas diferenciadas.

Parabéns!!

bjus.

http://novamodaemdestaque.blogspot.com/

Isadora disse...

Cissa, obrigada por compartilhar o conhecimento e tão belas imagens.
Beijos

welze disse...

algumas telas que vc postou, eu não conhecia. lindo trabalho. que artista! boa semana

Carla Nunes disse...

Que obras lindas, querida!!

Bjim ;)

Márcia Chaves disse...

Que post inspirador!!
Pintar é um os dons que eu gostaria e ter vindo com. Aff!!

Abs

Márcia

Julinha e Lily disse...

Lindo o post!

Beijos Julinha
www.julinhaelily.com

chica disse...

Maravilhoso e bem interessante o teu post, bem elaborado e ilustrado.

Parabéns!beijos,linda semana,chica

Unknown disse...

AAAAAAAAAAAAAFFFFFFF, QUE COISAS LINDAS...sem base.
amiga, ESTES SAPOS, É PROBLEMA DO BLOG? FIQUEI EM PANICO, MAS SENTI UM CERTO ALÍVIO COM SEU RECADINHO.....AIAIAIAI...BEIJOKAS.

Unknown disse...

AAAAAAAAAAAAAFFFFFFF, QUE COISAS LINDAS...sem base.
amiga, ESTES SAPOS, É PROBLEMA DO BLOG? FIQUEI EM PANICO, MAS SENTI UM CERTO ALÍVIO COM SEU RECADINHO.....AIAIAIAI...BEIJOKAS.

Unknown disse...

AAAAAAAAAAAAAFFFFFFF, QUE COISAS LINDAS...sem base.
amiga, ESTES SAPOS, É PROBLEMA DO BLOG? FIQUEI EM PANICO, MAS SENTI UM CERTO ALÍVIO COM SEU RECADINHO.....AIAIAIAI...BEIJOKAS.

Unknown disse...

Gostei das pinturas, ele era fera mesmo ♥

Nathália de Freitas disse...

Oi Maria Célia!
Ameeeeii o post!
Estudei um capítulo sobre Monet na época do 2º grau na escola e fiquei encantada!
Maravilhoso o post!
Te enviei um e-mail explicando o atraso do envio das suas encomendas. Vc recebeu?

Bjooo

Nath de Freitas
http://nathdefreitas.blogspot.com

Ana Lange disse...

Pontilhismo é minha técnica preferida de pintura! Adoro!

Lucas disse...

Muito legal essas obra de arte !

janelinhaazul.blogspot.com

Unknown disse...

Olá Cissa

Já tinha visto algumas obras dele, mas a 6º imagem eu adorei, talvez por conhecer um local semelhante, em minha cidade.

Amanhã é dia de ESPAÇO DAS ARTES, e teremos um SORTEIO relâmpago, só amanhã para quem visitar a exposição.

As inscrições para o Sorteio das 2 JOIAS termina as 23h do dia 03/03.

Bjooooooooooooo...........

http://amigadamoda.blogspot.com

Fernanda disse...

Lindo post!!!
Depois mostra a penteadeira de sua filha pra gente!! Que invejinha dela... rsrs.

Bjs!

Amanda Schuler disse...

Que lindooooo *-*
demais.

beijo

Simone Scharamm disse...

Oi, Maria Célia,
Amei o post! As obras desse artista, que eu não conhecia ainda, são lindas!
Um beijo e ótima semana pra você!

GIL disse...

Sempre digo que adoro aprender e seguir blogs, nos dá essa possibilidade pq são assuntos diferentes e um ponto de vista diferente, não conhecia, adoro Monet, devido as cores usadas...bjks..Gil

casa decorada disse...

Oi vizinha, estava passando aqui por perto e
vi a porta da sua casa (blog)....entrei e me apaixonei....
Quando tiver um tempinho passa lá em CASA para um café e se resolver se hospedar por lá, eu também fico por aqui ... Vou indo vizinha, muito prazer meu
nome é Valeria

Beth/Lilás disse...

Oi, Maria Célia!
Que post lindo e delicioso de se navegar! adorei!
bjs cariocas

Thay disse...

Oi Maria Célia! Eu e o Lucas da Janelinha Azul fizemos um novo blog o site é: solelua20.blogspot.com!! Entre lá e segue a gentee! Bjs *-*

mundolilas10.blogspot.com

casa decorada disse...

Oi minha querida, que bom que veio, seja muito bem vinda viu e também já sigo seu cantinho....voltarei com tempo para papear mais ....me avise o que estiver em falta em nossa CASA para que sua estadia seja perfeita.
Bj

Beatriz disse...

Assim como Monet, os quadros de Pissaro são belíssimos!!!
Obrigada por nos mostrar um pouquinho de sua estória!
beijos,
Bia
www.biaviagemambiental.blogspot.com

Leci Irene disse...

Obrigada, pois através do teu texto, pude conhecer Pissarro!!!!!!!!!
Bjs

Betty Gaeta disse...

Oi Cissa,
Gosto muito de Pissarro. Amo os impressionistas e confessso que Pissarro não é o meu favorito, pois sou apaixonada por Degas, Renoir e outros, mas o pontilhismo me encanta!
Parabéns pelo post, de muito bom gosto!
Bjkas e uma ótima 4ª-feira para vc.

www.gosto-disto.com

Anônimo disse...

Oi Cissa,
Engraçado, mas é assim mesmo em todas as áreas do conhecimento humano: uns ficam mais famosos, outros não. Porque será hein? Gosto demais de Pissarro. As cores que ele pintava eram simplesmente maravilhosas... cálidas, calmas. A-do-ro! O que é belo, é belo e pronto.
Parabéns pelo post, faz jus a beleza das pinturas. Bjsssss

ÉPOCA BOUTIQUE disse...

Oláaa!
Lindas as obras dele, meu favorito é aquele da menina, MARAVILHOSO, as cores são incríveis!!
Bjoks
Pri

www.epocaboutique.blogspot.com

Maria Lúcia - Asas da Imaginação disse...

Oi Cissa!
Outro dia vc anunciou que os sapos tinham voltado;passei aqui , mas não vi nenhum...rsrs.
Menina, que coisa mais maluca, hein!
Beijos.

No Maria Baphônira tem... disse...

Amada amanhã tem novidade no blog. O primeiro sorteio, e vai ser "animal", hehehe. Te espero lá.
Besos, besos.
http://vivi-aninha.blogspot.com

Ana Maria Braga disse...

Quadros lindos!! Quem me dera poder ter um desses quadros aqui na minha sala!!
Um ótimo dia. Bjs

Renata disse...

Oi Maria Célia!
Passei pra te desejar um bom feriado e dizer que tem selinho pra você lá no blog!
Beijos, Renata
palpitandoemtudo

Simone Scharamm disse...

Oi, Maria Célia,
vim desejar um ótimo Carnaval/descanso pra você!
Beijos!

Betty Gaeta disse...

Oi Cissa,
Obrigada pelas suas palavras carinhosas em meu blog.
Bjkas e um ótimo final de semana para vc.

www.gosto-disto.com

ELIANA-Coisas Boas da Vida disse...

Adorei essa aula de artes entendo muito pouco de arte ,mas sei reconhecer um bom trabalho e sua beleza!
beijo

chica disse...

Voltei pra te dizwer que sou como tu...fico quietinha com as crianças,maridão, amanhã faremos um passeio e pronto.Nada nem de muitas BRs pois os loucos ficam mais loucos nesses dias,srrs beijos,bom descanso!chica

She disse...

Queridonaaaaaaaa! Que post magnífico! Adorei! Obrigada por suas palavras lá no meu Cantinho, ainda não está totalmente resolvido, mas tenho fé que td ficará bem, aliás é fé em Deus e pé na tábua, né?!
Bjo, bjo! ;)
She

Betty Gaeta disse...

Oi Cissa,
Passei para desejar um ótimo feriadão para vc.
Bjkas

Unknown disse...

Seus post são de arrasar neé amiga..>Seu premio ja foi, com um presentinho a mais que disse que mandaria...hahahaha. bom carnaval querida. Beijos

Unknown disse...

Seus post são de arrasar neé amiga..>Seu premio ja foi, com um presentinho a mais que disse que mandaria...hahahaha. bom carnaval querida. Beijos

Unknown disse...

Amei o post!!!! blog tb é cultura certo??? E o seu adoro!!!!!!
beijo
Helena

Nile e Richard disse...

Oi Cissa.
passando para te desejar.
Feliz dia do artesão,
acompanhado de bom fim de semana.
Bjtos.Nile.

Related Posts with Thumbnails

Minha lista de blogs


Mimo da Betty Gaeta

Mimo da Betty Gaeta

Mimo da Betty Gaeta

Mimo da Betty Gaeta

  ©Mundo de Cissa - Todos os direitos reservados.

Template by Dicas Blogger

|

Blog personalizado por Elaine Gaspareto