quarta-feira, 2 de fevereiro de 2011

Batom

A postagem de hoje, é sobre um dos itens de maquiagem que as mulheres mais gostam e usam. Eu amo de paixão, não fico sem eles; os batons.O costume de colorir os lábios tem raízes no Egito. As esposas dos faraós adormavam-se com um intuito de ficarem mais belas, recorrendo sempre ao tom vermelho, sexualmente apelativo.
Acentuar o vermelh
o dos lábios é um dos hábitos mais antigos na história da vaidade feminina e diferente do que se acredita, o foi
instituído por Cleópatra.
O busto de outra rainha egípcia, Nefertite, exposto no M
useu de Berlim, prova que lábios femininos já eram pintados mil anos antes da era de Júlio César.

Para deixar a boca mais bonita, as mulheres egípcias usavam pigmentos extraídos de plantas, de rochas ou mesmo de frutos como as amoras. Já as gregas apelavam para uma raiz vermelha chamada polderos, que depois de triturada era misturada com mel para deixar os lábios brilhantes e úmidos.

Do mundo das rainhas egípcias até o avanço da publicidade de massa, o batom percorreu uma longa e rica trajetória. Os tons sofreram mudanças, mas a fina camada de cor nunca abandonou os lábios femininos.

A fórmula sólida do batom que conhecemos hoje teve início na década de 1930 e com as novas técnicas, ele não apenas dá cor, mas também protege a pele delicada dos lábios contra o frio, o vento e o sol.

Curiosidades:

Na Grécia, no século II, havia uma lei que impedia as mulheres de usar batom antes do casamento.

Na Espanha do século VI, só usavam batom as mulheres das classes sociais mais baixas.


Em 1770, o parlamento inglês decretou a proibição do uso de pigmentos nos lábios, por considerar que esta prática era um artifício que as mulheres possuíam para seduzir e manipular os homens.

52 Comentários:

Amanda Schuler disse...

Adooorei a historia do batom *-*
super interessante :)

beijos

Unknown disse...

Olá Cissa

Que cores maravilhosas!
Adorei a sua visita.
Hoje tem um post super fashion, lá no bloguito...Estou esperando por vc.

Um ótimo dia à vc.

Bjoooooooooooooooo............

http://amigadamoda.blogspot.com

Ana Lange disse...

Eu sou batomzeira! Sempre q aparece uma novidade fico morrendo de vontade de comprar. Mas depois acaba vencendo e a gente não usou nem metade!

She disse...

Obaaaaaaaaaaa! AMEI o post queridona! E amei os batons que vi aqui preciso dar uma renovada nos meus que andam apagados demais!
Bjo, bjo!
She

Lucas disse...

Que legal a historia do batom !!
janelinhaazul.blogspot.com

Unknown disse...

UWER SAUDADEEEEEEEEEEEE, VIU QUE VC GANHOU?HAHAHAHA, FICO FELIZ DE SER NO MEU BLOG...E AIUNDA GANHOU UMA JÓIA, HAHAHAH.SORTUDO, MAS COMO BOTA SEU END EM UM POST? VOU PEGAR E APAGAR, OK? BEIJOS

welze disse...

maravilhosa aula. não tem como ficar sem um batom, nem que seja um brilhosinho de nada, mas tem que ter. um abraço

No Maria Baphônira tem... disse...

amada, simplismente amei este post. adoro curiosidades.
Besos, besos.
http://vivi-aninha.blogspot.com

Unknown disse...

Olá Cissa

O ponto alto do baton é o realce, o contorno. Eu optei pelo gloss. Uso lápis preto nos olhos e o gloss cor de boca.

Até amanhã...

Uma ótima noite...

Bjooooooooooooooo...........

http://amigadamoda.blogspot.com

Simone Scharamm disse...

Oieee,
Amiga, que post incrível! Amei as fotos e as curiosidades sobre o batom. Eu amo batom, gloss, etc,rs!
Vim desjar um ótimo fds!
Beijos!

Mari Sabel disse...

Antigo e ainda tão sedutor, só podia ser o famoso batom!
AmO*

amada, tem sorteio no blog.

bjkas e bom fds.

Unknown disse...

Toda mulher para ser charmosa, tem que usar nem que seja um gloss, sem baton jamais. Parabéns pelo post
Beijos

Unknown disse...

Olá Cissa

Uma ótima tarde de Sábado à vc...
Post de Domingo "AS VIAGENS DA KINHA"... até amanhã...

Bjoooooooooooooooo...............

http://amigadamoda.blogspot.com

Nathália de Freitas disse...

Oi Maria Célia!
Eu abro minha caixa de e-mails todo dia.
Hoje qnd li seu comentário, fui conferir novamente meu e-mail, mas não tinha recebido nada.
Meu e-mail é o nat_rio@hotmail.com
Tem como vc enviar de novo?

Bjooo

Nath de Freitas
http://nathdefreitas.blogspot.com

Unknown disse...

QUERIDA, PASSEI PARA TE PEDIR UM FAVOR. PASSASEU END PELO EMAIL DOCECABANNABLOG@YAHOO.COM.BR. EU, NA ANSIA DE TIRAR SEU END DO AR, NÃO SALVEI, RS.

AGUARDO PARA ENVIO.

BEIJOKAS

Sandra Portugal disse...

A-do-rei!!!!!! Sabia da Cleópatra e da Nefertite, personagens que muito me fascinam!!! Amo batom! Herdei da minha muito amada avó materna o hábito de não sair de casa sem batom, sem lápis no olho e sem brinco!!!!
Aproveitando...amanhã lá no meu blog programei a postagem dos selinhos e tem um para você, viu? Não deixe de me visitar amanhã! bjs Sandra
http://projetandopessoas.blogspot.com//

Cynthia disse...

Que história interessante, não tinha conhecimento sobre isso..
Beijão, vou seguir!!
Cyn.

http://gavetafeminina.blogspot.com

ELIANA-Coisas Boas da Vida disse...

OI CISSA OBRIGADO PELO CARINHO AINDA ESTOU TRISTE ,MAS LOGO PASSA!
BOM DOMINGO
BEIJO

Mundo da Lili disse...

Adoro ler post's assim.

Paula disse...

Adorei a história do batom!!! Agora, mais que nunca, preciso aprender a usá-los... Eu fico fascinada pelas cores, mas acabo nunca usando!!! Um pecado!!! hahaha! Beijos e ótimo domingo para você!

Simara Pink disse...

Que postagem linda e completa adorei eu não sabia de nada disso acredita adorei saber.Depois da uma passadinha por lá eu vou adorar sua visitinha ficarei muito grata.
/(,")\\
./_\\. Beijossssssssss
_| |_................ simara
http://plantaodabeleza.blogspot.com/

De Mattos disse...

Olá Maria Célia!Adorei o novo design do blog!Super delicado, combina com vc!
Que bela aula da história do batom, hein?! Excelente!
Ah!Respondendo à sua pergunta no meu outro blog: não fui a Giverny pq a casa de Monet fiva fechada no inverno. Uma pena; mas vi os quadros dele e os enormes painéis das Ninféias.
Bj pra vc e uma ótima semana!

Margarete Benitez disse...

Oi Maria Célia, chuva sim, aqui em Curitiba chove todos os dias e hoje está chovendo de manhã, o dia foi super fresquinho!!!
Eu sou louquinha por um batom não vivo sem.
beijos.

Anônimo disse...

Oi, que legal a história do batom, eu também gosto bastante, mas prefiro as cores de boca!
Uma ótima semana.
bjus

Juliana disse...

Oi Maria Célia!!!

Como sempre, incrivel o seu post!!!
Todo mundo fala fala de batom, mas até agora so você teve a brilhante ideia de nos falar sobre a sua origem e a historia!
ADOREI!

Bjossss
Juliana

chica disse...

MUITO INTERESSANTE E LEGAL DE SABER! BEIJOS,LINDA SEMANA,BEM COLORIDA,CHICA

Anônimo disse...

Acredita que eu só usava gloss?
Dps que a moda pegou de vez não tiro mais. Ele parece que finaliza o look né?
ADORO
Um beijão Mili
www.milipavan.blogspot.com

Ana Lange disse...

Arezzo tb é minha marca preferida de calçados!

Doce Ateliê disse...

Bom dia amiga,
como diz o meu chefe: batom é um antianémico instatâneo.
ótima a história.
Beijo com carinho

Paulinha do Brechó Recicle disse...

Olá! Muito prazer!! Adorei o post e o blog...rsrsr

Uma das minhas metas (resoluções de ano novo!)é me maquiar todo dia!...rsrs...A parte do batom é a mais difícil...rsrsr...eu como ele todo!!

Bjs e saiba que voltarei sempre,viu?! Parabéns pelo seu trabalho!


Paulinha

Unknown disse...

Mª Célia,

Muito interessante a história do batom. Eu adoooooro batom e não fico sem.
Bjs,

Fátima

Maria Lúcia - Asas da Imaginação disse...

Oi Cissa! Como são lindos os seus olhos!
Amiga, super interessante este post.
Beijocas SAUDOSAS.

Nile e Richard disse...

Oi Mª.Célia.
Gostei de conhecer a história dos batons.
Adoro-os.
bjtos.Nile.

ÉPOCA BOUTIQUE disse...

Que show o post, amei saber mais sobre os amadicos!
Eu comecei a usar batom ano passado, antes no máximo um gloss cor de boca rs
Bjoks amada
Pri

Amei a foto nova!!!!

www.epocaboutique.blogspot.com

Karolina , Krystyna , Klara ♥ disse...

Muito bom blog)) Com os melhores votos de polaco;)) Beijos. Eu espero que você me visitar!

Simone Scharamm disse...

Oi, Maria Célia,
Hoje é aniversário do meu blog. Falei de você por lá: http://simonescharamm.blogspot.com/2011/02/1-ano-de-blog.html
Beijos!

Unknown disse...

Olá Cissa

Não esqueça, amanhã é dia de ESPAÇO das ARTES, espero vc...
Bjoooooooooooooo..........

http://amigadamoda.blogspot.com

Betty Gaeta disse...

Oi Cissa,
eu não sabia a história do batom e adorei!
Adorei tb a sua foto nova no perfil. que olhos lindos vc tem!!!
Bjkas e uma noite maravilhosa para vc.

http://gostodistonew.blogspot.com/

Inventiva disse...

Bem interessante a história do batom. Senti sua falta, voce andou sumida....Bj

Luziane disse...

Adoro batom,gostava antes de usar bem clarinho,ultimamente estou usando muito um vermelho maravilhoso.

Obrigada pela sua visita e comentário que bom que gostou da entrevista com Flavinha.

Bjos,
Luziane
www.desapatilha.com.br

liduh disse...

Que bom saber mais sobre a história do batom, amei! Todas nós adoramos, não é mesmo?;)
Beijos!

Bordados e Retalhos disse...

Maria Célia, mandei deixei ontem um comentário aqui mas acho que fiz alguma coisa, ou deixei de fazer e ele não apareceu. Que legal que virá por essas bandas. Em qual cidade vaiicar? Vitória, Vila Velha, Serra? Em qual bairro? Será que não teria um jeito da gente se encontrar, nem que seja para nos abraçarmos? Bjs

Amanda Schuler disse...

Fiquei muito felzi que gosta do modo como eu escrevo *-*
ahaha


beijo

welze disse...

oi minha linda. poderia mesmo ter colocado o bolo na geladeira, mas graças à Deus ela já estava repleta e em se tratando do bolo de Fécula, é melhor não colocá-lo sob refrigeração, por se tratar de um bolo já bem seco e esfarelento. mas valeu. um beijão.

PAULINHA SALES disse...

OLÁ MARIA CÉLIA, TUDO BEM???

PRIMEIRAMENTE... OBRIGADA PELA SUA VISITINHA CARINHOSA...
SEGUNDAMENTE... IGUAL À ODORICO PARAGUAÇÚ... GOSTEI MUITO DA CURIOSIDADE SOBRE O BATOM... NÃO VIVO SEM O MEU!!!

BEIJINHOS CARINHOSOS...

PAULINHA SALES
www.flordechitadeamargosa.blogspot.com

Fernanda disse...

Lindos demais!! Eu sou fã do rosa!!

Bjs!

Prycila Patrício disse...

uau, que post super... adorei... amu batom, apesar de as vezes esquecer de passar (kkkkk)...
menina, adorei a repaginada do blog viu... abços

Flora Maria disse...

Gostei muito da história do batom, apesar de não usar pintura.
Nunca gostei muito,nem quando era jovem, apenas usava pela pressão da sociedade, da moda.
Agora que me libertei desses grilhões, não uso mesmo !

Beijo

janne falcão disse...

Puxa , quanta coisa né ... adorei o post , ai que delicia reencontrar parentes , adoro , viaje passeie , muito e se divirta , estamos te esperando bjimmm ...

Flor de Maio disse...

Oi Maria Célia,
Cheguei ao seu Blog atraves do Cabelo Liso Brasil, adorei seu cantinho e por isso estou te seguindo.
Seu post é muito interessante.
Sempre gostei de batom, mas não consigo mante-lo por muito tempo nos lábios.
Beijos

Luka disse...

Oi Cissa...
Obrigada pelo carinho viu....
Estarei sempre por aquiiii
Bjokas

GIL disse...

Maria Célia, adorei este post., fala verdade, passar mel nos labios já era pura sedução....bjks..Gil

Related Posts with Thumbnails

Minha lista de blogs


Mimo da Betty Gaeta

Mimo da Betty Gaeta

Mimo da Betty Gaeta

Mimo da Betty Gaeta

  ©Mundo de Cissa - Todos os direitos reservados.

Template by Dicas Blogger

|

Blog personalizado por Elaine Gaspareto