sexta-feira, 14 de janeiro de 2011

Trompe L´oeil


Trompe-l'oeil é uma técnica artística que, com truques de perspectiva cria uma ilusão ótica, como indica o sentido francês que mostra objetos ou formas que não existem realmente. Tromper "enganar", l'oeil "o olho", engana o olho.
A imagem representada cria em quem está observando a ilusão de que ele está diante
de um objeto real.
O objetivo, portanto, é alterar a percepção de quem vê a obra.

Embora a expressão tivesse sua origem no período barroco,
onde os artistas a usavam muito, a técnica em si era antiga, já conhecida dos gregos e romanos , e utilizada em murais, como por exemplo os de Pompeia, onde o típico mural trompe-l'oeil mostrava uma janela, porta ou corredor, com a finalidade de visualmente aumentar o aposento.

Podemos observar este efeito ilusionista nos tetos e paredes das igrejas barrocas, os artistas pintam colunas, escadas, balcões, degraus, que dão uma incrível ilusão de movimento e ampliação de espaço, dando a impressão de que a pintura é realidade, e a parede não existe.
Um bom exemplo disto, é o teto da igreja Sãp Francisco de Assis, em Ouro Preto, pintado por Manuel da Costa Ataíde.

Teto da igreja em Viena, na Áustria









70 Comentários:

BLOG DE UMA ROSA disse...

Olá Cissa! Adorei essa técnica, essa eu não conhecia muito legal de verdade, dá uma ilusão de estamos interagindo com a pintura, a segunda foto deu até medo de cair no buraco. Um Grande Beijo.

Renata disse...

Oi Mª Célia!
Que bom que está de volta!
Sensacional esse seu post! Eu nunca havia ligado o nome à arte. Quero dizer, eu já havia visto esse tipo de trabalho e já havia escutado o nome, mas não sabia que uma coisa era a outra. Adorei sua abordagem e explicação, obrigado.
E essas pinturas? Lindas!
Beijos, Renata
palpitandoemtudo

Misturação - Ana Karla disse...

Muito interessante!
Uma arte incrívl.
Bom dia Célia!
Xeros

No Maria Baphônira tem... disse...

Que bom ter vc de volta...
Que dom maravilhoso o desses artistas, não?!
Besos, besos.
http://vivi-aninha.blogspot.com

Unknown disse...

É bem legal esta pintura!
Parabens pelo bom gosto no seu blog!
bjjoss

welze disse...

tenho uma coleção dessas fotos. são lindas e instigantes. um abraço

Flora Maria disse...

Esse trabalho é muito interessante, mas o que surpreende é quando fazem aquelas pinturas nas ruas !
Impressionante !!!

Beijo

chica disse...

Incrível,heim? Lindo! beijos,tudo de bom,chica

Scrap disse...

lindissimos, amei, alias tem muitos por aqui ...;rs..
beijinhos !

Káh Menezes. disse...

Que bom que voltou Cissa! :D

Se você ainda não esta participando do novo Sorteio no blog, da uma conferida..

Beijos, Káh.
www.universoblue.blogspot.com

ÉPOCA BOUTIQUE disse...

Belíssimo post linda!
Sou apaixonada pela técnica, É INCRÍVEL o que esses artistas conseguem fazer, tem mtas que beiram a perfeição...
AMEI!!!
Bjoks
Pri

www.epocaboutique.blogspot.com

Aline disse...

Oie Cissa...essa técnica é muito legal... tem um efeito incrível...eu já conhecia..e essas fotos aqui estão lindas...


Beijo

Simone Scharamm disse...

Oi, Maria Célia,
Passeou bastante? Espero que sim!
Você sempre escolhe a dedo o que vai nos mostrar, né? Amo os seus posts, cheios de arte e beleza!
Você conhece a Betty do "Gosto disto"? http://gostodistonew.blogspot.com/
Se não conhece, visite. Ela também tem um bom gosto inigualável, assim como o seu!
Beijocas e ótimo fds!

Jô Lima disse...

Cissa minha linda, que bom que estás de volta \o/
saudades dos seus cometários frequentes no TeenTação...vc fez falta viu? AMEI abrir o blog hj e ver que vc está de volta \o/

Post muuito legal, amo essa écnica, já havia visto antes...muito legal msm...

Bjô amore...e obrigada pelo coments...

BLOG DA BRUNINHA' disse...

Oii Maria Célia como vai?
Muito legal essa técnica, acho que jáa vi algumas fotos na televisão, mais eu não conhecia muito bem, é bem legal, engana os olhos mesmo, poruqe antes de ler o post eu olhei as fotos e pensei q era de verdade rsrsrs!
Beiijos e até mais

Mundo da Lili disse...

O blog tá lindo!!!!!
Bjãoooooo

Amanda Schuler disse...

Acho demaaais esse tipo de arte *-*

beeijos

Mona Gouvea disse...

Acho esta arte linda,tinha visto algumas na internet,lindo post, Cissa a autora do livro mora na minha cidade, o gouveia com i é de outra familia,bjo.

Silvia Azevedo (@silvia_az) disse...

Eu acho fantástico o efeito desse tipo de pintura! Fico realmente encantada... Belo post!

Ó, tem selinho pra você lá no blog!

Bjs!

Silvia Azevedo

http://umapitadadecadacoisa.blogspot.com/2011/01/um-luxo-de-blog.html

Maria Lúcia - Asas da Imaginação disse...

Oi amiga! Que post curioso! Amei!
Inspirada em seu post anterior, comprei o livro"Sob o sol de Toscana"
e estou me deliciando com a leitura.
Beijocas.

Paula disse...

É lindo esse tipo de arte... Vi uma vez um artista assim em Miami. Era uma pessoa super simples, mas com um talento incrível! Adorei! Beijos!!!

Beatriz disse...

Esta pintura em perspectiva é um show! Já vi uma matéria na TV mostrando esta tecnica em Nova York e fiquei hipnotizada.
Lindas imagens para um domingo!
Um beijo Maria Célia,
Bia
www.biaviagemambiental.blogspot.com

Maria Vitória disse...

Obrigada por comentar no meu blog que tragédia no rio né?
Estou torcendo para que isso acabe!
Bjks!
modashowtv.blogspot.com

Simara Pink disse...

Eu acho essa arte muito linda fica perfeito eu adoro ver a criatividade.Você sabe que eu adoro vim aqui né.
Depois da uma passadinha por lá eu vou adorar sua visitinha.
/(,")\\
./_\\. Beijossssssssss
_| |_................ simara
http://plantaodabeleza.blogspot.com/

Anônimo disse...

Que imagens mais lindas...
Que bom que vc aproveitou e viajou para rever os parentes, é muito bom né!
Seu blog está lindo!
bjus

Néia Lambert disse...

Eu aprecio muito essa técnica, é muita criatividade.
Beijos

Doce Ateliê disse...

Bom dia lindinha,
é realmente impressionante essa arte. Além de interessante dá um toque todo especial onde é feita.
Doramos.
Tenha uma semana cheia de alegrias.
Beijo com carinho

Misturação - Ana Karla disse...

Passei pra desejar-lhe uma ótima semana.
Xeros

Inventiva disse...

A perfeição do trabalho é algo digno de admiração, coisa dificil de se conswguir, essa proximidade com a realidade.

Betty Gaeta disse...

Oi Cissa,
As fotos estão maravilhosas! Adorei o post.
Bjkas e um ótimo dia para vc.

http://gostodistonew.blogspot.com/

BLOG DA BRUNINHA' disse...

Olá Maria Célia!
teve uma mudança de visual no meu blog, de uma passadinha por láa!
beijos•

Nathália de Freitas disse...

Oi Maria Célia!
É uma arte muito criativa!
A 2ª imagem é a mais real!
Show! Adorei o post!
Sobre seu comentário lá no blog, aquele gloss é ótimo mesmo!

Bjooo

Nath de Freitas
http://nathdefreitas.blogspot.com

Anônimo disse...

Célia, Professora, esposa e mãe.

Obrigado pelas visitas cheias de delicadeza e sensibilidade.

Que o Ano Novo continue a lhe inspirar, nestas belas páginas.

Anabela Jardim disse...

Bela postagem sobre artes! Quanto ao clipe, os protagonistas são o Fred e Janaína da novela da globo sim.

Unknown disse...

Olá Cissa

Sou fascinada por essa técnica. Adorei a escolha das imagens.
Um puco desaparecida da página de comments, mas agora tudo começa a voltar ao normal.

Bjoooooooooooooo..........

http://amigadamoda.blogspot.com

ÉPOCA BOUTIQUE disse...

Obrigada pelos elogios e carinho cmg sempre, viu?! Mto amadica tu é...
Beijoks
Pri

www.epocaboutique.blogspot.com

PAULINHA SALES disse...

Olá MªCélia, tudo bem????

É muito bom receber sua visitinha no meu bloguito... E melhor ainda é receber seus comentários carinhosos... Muito obrigada!!!

Beijinhos Mais que Carinhosos...

Paulinha Sales
www.flordechitadeamargosa.blogspot.com

Fernanda disse...

Que lindo!!! Gostei mto!!

PS: respondendo seu comentário: ou seja, vc NÃO gosta de praia!!! KKKKK. Ri mto quando li!

BJs!

Cristina disse...

Oi Célia, tudo bem? Adorei, muito legal, já tinha visto essa técnica na televisão e achei o máximo. Beijocas pra ti.

Unknown disse...

maravilhosos *-*
eu amei ♥

Mari Sabel disse...

Fantástica, digna de mestres!!

bjkas flor.

Bordados e Retalhos disse...

Cissa, o encontro no Rio foi uma delícia. Menina era papo que não acabava mais. Cheguei na casa da tia Alice, onde estava hospedada as 10 horas da noite. Olha que saí as 11 da manhã e o encontro começou as duas da tarde. Foi muito bom. Esse post de hoje está cheio de informações interessantes. Não sabia que essa técnica tinha esse nome. Bjs

Aleatoriamente disse...

Célia querida, vir aqui é arte pura.
Teu cantinho é paraíso.

Beijo linda.
Fernanda.

ÉPOCA BOUTIQUE disse...

Magina linda! O bacana da moda é que tem opção pra todos os gostos rs
Obrigada pelos elogios, tu é sempre mto querida cmg...
Bjoksss
Pri

www.epocaboutique.blogspot.com

Danielle disse...

O famoso 3D, muito legal.
BJO CISSA!

www.daniesuasdicas.blogspot.com

Amanda Celestrino disse...

Amei o Blog*-*
Estou seguindo ,segue o meu ?
Bjuus ;*

Inara Merlot disse...

Acho essas pinturas formidáveis!
Tem cada uma mais perfeita que a outra!

Beijocas flor

Ceiça Frota disse...

Oi Celia!
Amiga que seleção de imagens fantastica! Vc sempre dá um show de bom gosto!!!
Bjs
Garimpus.blogspot.com

Betty Gaeta disse...

Oi Cissa,
Acho que não contei para vc que trabalho com uma Maria Célia, ela é super alto astral, como vc!
Bjkas e uma ótima 5ª-feira para vc.

http://gostodistonew.blogspot.com/

Nile e Richard disse...

Oi Cissa.
Simplesmente fantátiso.
As pinturas maravilhosas.
Obrigado por partilhar.
bjtos.Nile.

Nanda disse...

Olá!
Menina, seu blog está de cara nova! Amei o novo layout, ficou lindo!
Eu sou fã desta técnica, adoraria poder ver uma pessoalmente.
Beijos!!!

Obrigada pelo carinhoso comentário lá no blog.

Simone Scharamm disse...

Oi, amiga,
Passei pra deixar um beijinho pra você!

Káh Menezes. disse...

São muito lindas as imagens!

Se você ainda não esta participando do Sorteio do lançamento da Sigma o MAKE ME, não esqueça de passar lá! =), (se você já esta participando, pode ignorar esta parte!)

Beijos, Káh.
www.universoblue.blogspot.com

Inventiva disse...

Voce é doce...especial...bj

Unknown disse...

oi querida...
POstei as fotos de Paris para vc ver...hahahahaha

beijokas

liduh disse...

Obrigada pela visita e comentário:) Essa técnica é realmente maravilhosa, o efeito é fantástico;)
Beijos!

Érica Amorim disse...

Oi Cissa, já conhecia esse tipo de arte e certa vez tive a oportunidade de ver uma aqui no centro de SP com na época da copa com o tema da copa também, infelizmente não durou muito pois foi feita no chão (acredito que propositalmente), de perto a gente não percebe o realismo, mas de longe a imagem ficou fantástica!

Algumas que vc postou eu não conhecia.Parabéns pelas dicas e novidades sempre ótimas!

bjO
ótimo fim de semana!

Unknown disse...

Olá Cissa

Estava admirando novamente as imagens, afinal arte é para ser vista e admirada várias vezes.

Uma ótima noite...

Bjoooooooooooo...........

http://amigadamoda.blogspot.com

No Maria Baphônira tem... disse...

claro que já está nas orações. gosto de vc, sabia?!
obrigada por tudo.
Besos, besos.
http://vivi-aninha.blogspot.com

Cocota de Quinta disse...

Oi Cissa, adorei seu blog e os posts.
Você acaba de conquistar mais uma leitora fiel rs.

Seguindo e beijokas
G.B.

Ise disse...

Olá linda CISSA
Tudo bom com vc?
faz tempo que não passo por aqui,mas lembro sempre de vc viu
bjs

Thay disse...

Oi Maria Célia!!

Obrigada pela visitinha lá no meu blog!!♥

http:/mundolilas10.blogspot.com/

Bjs!!

Fernanda Fernandes disse...

amei o post ...que lindas fotos,seu bloguito está lindo amiga!

bjos!!

Mari Sabel disse...

Oi Cissa

vim te falar do sorteio no blog... participa q tá bacana!

bjks e bom fds.

Amanda Schuler disse...

Que bom que gostou
espero q se interesse por alguns quadros :)
beeijos

Ana Maria Braga disse...

Que lindas essas pinturas. Engana mesmo.
Um ótimo final de semana. Bjs

Aleatoriamente disse...

Célia, muito legal isso.
Nossa cada vez que venho aqui me encanto, é tudo tão lindo.

Beijinho querida.
Fernanda.

Flávia Shiroma disse...

Oi Cissinha!!
Tudo bem minha linda??
Nesses dias estou sentindo tanta saudade de blogar mais!
Tá corrido por aqui, mas aos poucos estou visitando meus blogs preferidos!!!

Esta arte é maravilhosa! Eu acho muito interessante quando é feita no chão, bem no meio da rua. Por mais que saibamos que é pintura, acho que não temos coragem de pisar, parecem abismos!! Bacana!

Se não me engano, essa arte é usada nos estúdios de filmes e novelas para simular profundidades, pontos turísticos, etc.

A foto do teto da igreja é incrível! Adoro!

Um beijo querida!
Até breve!

Mari Sabel disse...

Cissa, vc me disse que tah participando...
mas sua inscrição não está nos coments do post 'sorteio eco wish'
vc fez em outro post?
aguardo... quero tua paticipação.

bjks, bom domingo.

yvesart.com disse...

Remove the trellist with bougainvilla First immage from your blog. it is my artwork and you do not have permission to use it. This artwork is copyrighted
http://www.yvesart.com

Related Posts with Thumbnails

Minha lista de blogs


Mimo da Betty Gaeta

Mimo da Betty Gaeta

Mimo da Betty Gaeta

Mimo da Betty Gaeta

  ©Mundo de Cissa - Todos os direitos reservados.

Template by Dicas Blogger

|

Blog personalizado por Elaine Gaspareto